O que aconteceria se você passasse um ano e meio sem se lavar com sabonete ou xampu? Sua namorada ia te deixar? Os amigos não iriam mais querer te convidar pra sair? Ou, como Richard Nikoley e Sean Bonner, sua vida simplesmente… continuaria?

Nikoley já está sem esses produtos há 18 meses e Bonner, inspirado por Nikoley, apenas um ano. Ambos afirmam que a vida está muito mais fácil agora, com Nikoley percebendo algumas vantagens agradáveis:

“O que eu percebi ao longo desses 18 meses é que eu nunca sequer pensei no dinheiro que eu estava economizando. Meu deus, um frasco de xampu ou sabonete líquido de um tamanho decente poderia durar meses. Ah, e tem também aqueles tamanhos pra viagem. Não, o que tornou essa experiência tão satisfatória é que eu não tenho mais que me preocupar com isso – nunca mais. Não tenho que comprar. Não tenho que carregar. Nunca mais irá acabar. Não tenho que assistir os caras da segurança do aeroporto jogarem eles no lixo.”

Bonner, escrevendo para o Boing Boing, não consegue se imaginar comprando frascos de produtos químicos de novo.

“No futuro? Eu definitivamente continuarei com isso. Eu ainda fico incomodado de pensar que levei 35 anos para aprender o que eu claramente já sabia quando era um bebê e chutava e gritava quando meus pais tentavam lavar meu cabelo. Ao menos é isso que eu quero acreditar que sabia naquela época. Eu sei agora, mas eu prefiro ainda não pensar em quanto eu gastei com sabonete e xampu e produtos relacionados ao longo dos anos quando eles provavelmente estavam causando todos os problemas que eu estava tentando me proteger.”

Curiosamente, ele lembra de uma vez que um cabeleireiro lavou seu cabelo com xampu antes que ele percebesse o que estava acontecendo – e sofreu com caspa e cabelos rebeldes por semanas depois disso.

Supostamente, uma a cada 230 milhões de pessoas ao redor do mundo é alérgica a água, e não pode tomar banho sem que sua pele fique completamente irritada, então elas sofrem muito mais do que Nikoley e Bonner sofreriam se fossem forçados a tomar banho com uma barra de sabonete. Mas você conseguiria passar 18 meses sem usar produtos de limpeza na pele ou no cabelo? [Richard Nikoley and Boing Boing]

Créditos da Imagem: Modern Emily