Homem gasta R$ 830 mil em cirurgia para aumentar altura em 8 centímetros

Cirurgia de alongamento quebra ossos das pernas e inclui haste. Resultado? Operados crescem dois centímetros e meio em 25 dias
De 1,67 para 1,75: homem faz cirurgia de alongamento e “cresce” 8 centímetros
Imagem: The Mirror/ITV/Reprodução

O norte-americano Roy Conn, de 68 anos, pagou 130 mil libras esterlinas (R$ 836 mil no câmbio atual) em uma cirurgia para aumentar sua altura em oito centímetros. A operação, além de cara, consiste em ter os ossos da perna quebrados e é de recuperação complexa e dolorosa. 

whatsapp invite banner

Em entrevista à emissora britânica ITV, contou que media 1,67 metro. Depois da cirurgia, ficou com 1,75 metro. O procedimento, chamado de alongamento de fêmur, foi realizado nos EUA. 

Na cirurgia de altura, os cirurgiões quebram os dois fêmures e incluem uma haste dentro deles. A operação dura cerca de uma hora e meia, mas o processo de alongamento leva várias semanas, uma vez que os ossos se “emendam” sobre a haste lentamente. 

No processo de “alongamento”, os operados crescem cerca de dois centímetros e meio em 25 dias – ou seja, quase um milímetro por dia, explicou o médico Kevin Debiparshad, que fez a cirurgia. 

“Eu não tinha um grande complexo sobre isso”, disse Conn. “Só sempre soube que era baixo”. O paciente relatou um processo de recuperação com muitas dores, mas disse que não se preocupou muito em pensar como seria o procedimento. 

“Não me preocupei muito. De certa forma, tive a ideia e fui atrás”, conta. Ainda assim, não foi o processo mais fácil. “[Foi] definitivamente muito doloroso, mas você simplesmente supera”. 

Debiparshad disse que a adesão ao procedimento aumentou desde a pandemia. O motivo: os pacientes podem passar pelo processo de recuperação em casa. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas