Um idoso de 127 anos, que poderia ter figurado como uma das pessoas mais velhas do mundo nos livro dos recordes, morreu na cidade de Pedra Bonita (MG), na última sexta-feira (27).
Segundo o registro no cartório da pequena cidade de 7 mil habitantes, José Paulino Gomes nasceu no dia 4 de agosto de 1895 — no final do século 19. De acordo com o documento, ele se casou em 1917, aos 22 anos.
José completaria 128 anos na próxima sexta-feira (4). Segundo familiares ao G1, os documentos do idoso apresentavam informações diferentes. Por isso, para tentar descobrir a verdadeira idade, a solução foi recorrer ao cartório do município.
“No interior aqui, geralmente, as pessoas são registradas quando já estavam mais velhas. Tem vários casos com a documentação errada. Mas a documentação dele foi abaixo do que ele tinha”, disse a neta Eliane Ferreira.
“Com certeza mais de 100 anos ele tinha, pelo menos 110. Agora a gente precisa saber como vai ficar a certidão de óbito”, completou Eliane. Ele era viúvo e deixou sete filhos, 25 netos, 42 bisnetos e 11 trinetos.
Segredo da longevidade
Eliane explica que o idoso gostava de coisas da fazenda e não dispensava uma boa cachaça. “Ele era muito simples, muito humilde. O diferencial dele é que não gostava de nada industrializado, só coisa de interior, natural. Criava galinha, criava porco… A comida dele era toda daqui mesmo, tinha que ser plantada ou criada aqui. E sempre gostou de tomar uma pinguinha”, contou Eliane.
Seu José era amansador de animais e, até alguns anos atrás, ele ainda andava a cavalo. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. O sepultamento de Gomes aconteceu na tarde de sábado (29), no cemitério Córrego dos Fialhos, na zona rural da cidade.
Homem mais velho do mundo
Atualmente, o Guinness reconhece como o homem mais velho do mundo Juan Vicente Pérez, um agricultor de 114 anos de nacionalidade venezuelana. Ele nasceu em 27 de maio de 1909, na cidade de El Cobre, localizada no oeste da Venezuela.
Entre homens e mulheres, a pessoa viva mais velha é uma francesa, a irmã André, cujo nome de batismo é Lucile Randon, nascida em 11 de fevereiro de 1904. Ela tem 118 anos.