Médicos em Oregon descreveram o tratamento de um homem de 70 anos que adoeceu com três tipo diferentes de infecções após uma única picada de carrapato.

De acordo com um estudo publicado no mês passado no BMJ Case Reports, o homem foi a um pronto-socorro com sintomas de febre, náusea e um distinto inchaço ao redor do tornozelo junto com dores nas pernas. Os testes mostraram que ele tinha anemia e trombocitopenia (contagem baixa de plaquetas), bem como lesão renal aguda e possível lesão hepática.

O homem disse aos médicos que, um mês antes, notou uma mordida no mesmo tornozelo — provavelmente causada por um inseto. A picada apareceu após uma viagem ao nordeste dos Estado Unidos, levando os médicos a suspeitarem que se tratava de um carrapato  transmissor de uma doença. Quando novos exames de sangue chegaram, no entanto, até eles ficaram surpresos com os resultados. O homem não só testou positivo para Borrelia burgdorferi, a causa da doença de Lyme, mas também para as bactérias Anaplasma phagocytophilum e Babesia microti, as causas da anaplasmose e da babesiose, respectivamente.

O aparecimento de Lyme, assim como outra infecção transmitida por carrapatos é bastante comum, uma vez que os carrapatos costumam estar repletos de germes. Mas a infecção por três doenças transmitidas por carrapatos ao mesmo tempo é rara.

Assine a newsletter do Gizmodo

A doença de Lyme pode causar muitos sintomas, incluindo febre e náuseas, enquanto a anaplasmose e a babesiose podem causar anemia, trombocitopenia e danos aos órgãos. É possível, embora não confirmado, que ter todas as três infecções pioraram a condição do homem, uma vez que mesmo coinfecções únicas com Lyme estão associadas a doenças mais graves. Felizmente, todas as três infecções são tratáveis com antibióticos. Depois que o homem recebeu um regime de três doses de antibióticos para sua ameaça de germes triplos, seus sintomas desapareceram.

Embora a situação difícil do homem possa ter sido rara, a doença transmitida por carrapatos, infelizmente, está se tornando uma ameaça cada vez maior. Cientistas alertaram que as populações de carrapatos estão se espalhando cada vez mais devido às mudanças do clima.