Hong Kong vai dar 500 mil passagens aéreas de graça para retomar turismo
O governo de Hong Kong anunciou que vai distribuir 500 mil passagens aéreas pelo mundo para impulsionar seu setor de turismo. Os bilhetes gratuitos devem ser entregues para viajantes que passarem pelos aeroportos da cidade asiática durante 2023.
Isso significa que quem fizer uma escala aérea em Hong Kong pode ganhar uma viagem de graça para voltar. Algumas passagens também devem ser compartilhadas com agências de viagem pelo mundo.
“A campanha quer dizer ‘olá’ aos visitantes globais e dizer-lhes que Hong Kong os recebe com entusiasmo”, disse Dane Cheng, diretor executivo do Conselho de Turismo da cidade ao jornal honconguês South China Morning Post.
Ao todo, o investimento chega a quase US$ 255 milhões – mais de R$ 1,3 bilhão na conversão direta. A medida quer reaquecer o mercado turístico de Hong Kong depois da pandemia.
Até 23 de setembro, a cidade continuava com regras rígidas por causa da política de tolerância zero ao coronvírus implementada pela China. Todos que chegavam precisavam ficar em quarentena no hotel ou apresentar teste de Covid com resultado negativo antes do embarque.
Isso fez com que apenas 184 mil pessoas visitassem o território nos primeiros oito meses de 2022. No ano passado foram 91,4 mil. É uma queda expressiva na comparação com 2019: 56 milhões de pessoas “turistaram” em Hong Kong no ano que antecipou a pandemia.
Agora, o governo honconguês exige que os visitantes monitorem possíveis infecções nos primeiros três dias depois de chegar no território.
Segundo Deng, além das passagens, o programa também quer investir em campanhas publicitárias para que pessoas conheçam atrações locais de Hong Kong – desde parques e shows até celebridades e artistas.