Um famoso restaurante flutuante em Hong Kong afundou no último domingo (19), poucos dias após ser rebocado para o mar. Ele estava sendo levado a um destino não divulgado.

O Jumbo Kingdom, um navio de três andares, cujo exterior foi inspirado em um palácio imperial chinês, foi rebocado na última terça-feira (14), após quase meio século atracado nas águas do sudoeste de Hong Kong.

Nenhum membro da tripulação ficou ferido, de acordo com o comunicado da Aberdeen Restaurant Enterprises, que controla o empreendimento, publicado no Twitter.

“Ao passar pelas Ilhas Xisha, no mar da China Meridional, a embarcação encontrou condições adversas, e a água tomou conta”, diz a nota. O barco afundou mais de 1.000 metros, tornando o trabalho de resgate “extremamente difícil”.

Assine a newsletter do Gizmodo

Jumbo Kingdom, que já foi o maior restaurante flutuante do mundo, estrelou muitos filmes internacionais, incluindo “Enter the Dragon”, de Bruce Lee, e “James Bond: The Man with the Golden Gun”. Ele também recebeu ilustres visitantes, incluindo a rainha Elizabeth II, Jimmy Carter e Tom Cruise.

Em 2020, o Jumbo encerrou suas operações devido à pandemia de Covid-19. Após meses de restrições pela doença, sua controladora não conseguiu encontrar um novo proprietário e não tinha condições para mantê-lo.