Huawei desbanca Apple e lidera mercado chinês de smartphones
Enquanto nos Estados Unidos as vendas do iPhone 15 — principalmente do modelo “Pro Max” –vão muito bem, obrigado, no mercado chinês, um dos mais importantes para a Apple, o desempenho do novo modelo premium faz ligar o sinal de alerta.
De acordo com um levantamento da Counterpoint, na China a nova linha de celulares da maçã vendeu 4,5% menos em comparação com o modelo anterior em seus 17 primeiros dias após o lançamento.
Especialistas acreditam que a Apple está em desvantagem na batalha com a Huawei, que também lançou seu flagship mais recente no mês passado. O Mate 60, inclusive, superou o concorrente da empresa americana em número de ativações na China. Enquanto a nova linha da empresa registrou a ativação de 1,6 milhão de unidades, os novos iPhones 15 registraram 1,5 milhão de ativações.
É importante lembrar que o Huawei Mate 60 ficou disponível para vendas três semanas mais cedo que o iPhone 15. Este fator pode ter sido determinante para vantagem no volume de vendas. Mesmo com esta ponderação, analistas de mercado creem que a empresa Huawei já superou a Apple no mercado chinês.
É importante destacar que o mercado chinês de smartphones vem observando uma tendência de queda nas vendas de iPhones e aumento nas compras de celulares Android.
Bom desempenho de vendas nos EUA
Já nos EUA o cenário é o oposto. A empresa tem registrado ótimos números e está precisando adotar estratégias para conseguir atender toda a demanda de seus novos produtos e evitar problemas de desabastecimento.
O iPhone 15 Pro Max, o mais robusto da linha, de acordo com o analista Ming-Chi Kuo, superou as expectativas de venda e é um dos principais responsáveis pelos bons números do iPhone 15 nos EUA. Por outro lado, o novo modelo “Pro” está tendo uma procura inferior ao anterior, mas, aparentemente, este ainda não é um fator capaz de gerar preocupação internamente.