Huawei quer driblar bloqueio do Google lançando sistema mobile IA
A Huawei quer dar nova vida à sua linha de smartphones, e a inteligência artificial (IA) será sua aliada. A marca chinesa vai lançar um novo sistema operacional baseado nessa tecnologia, o HarmonyOS 4, integrado ao Pangu, modelo de IA da própria Huawei.
O anúncio do novo software ocorreu na conferência anual de desenvolvedores da Huawei, em Dongguan (China), na última sexta-feira (4). No evento, foi revelado que o novo sistema operacional vai usar a inteligência artificial para fornecer serviços semelhantes ao ChatGPT, como mensagens automatizadas e criação instantânea de imagens.
EUA atrasaram os planos da marca chinesa
A gigante da tecnologia, que é uma das maiores fabricantes de celulares do mundo, foi prejudicada pela disputa entre Estados Unidos e China. Em 2019, a Huawei entrou para a “lista negra” de organizações que ameaçam a segurança dos EUA. Com isso, o Google suspendeu os negócios com a empresa chinesa.
Isso impediu a Huawei de comprar software, chips 5G e outras tecnologias de fornecedores norte-americanos, incluindo a plataforma Android. Nos últimos anos, a big tech vem buscando alternativas para contornar a sanção, e o HarmonyOS 4 chega para somar a esses esforços.
A primeira versão do software estreou em 2019, logo após o anúncio da “lista negra”. A alternativa da Huawei ao Android melhorou o suporte para outros dispositivos no portfólio da marca chinesa, como seus veículos elétricos inteligentes, como destacou o jornal South China Morning Post.
HarmonyOS 4 é promissor
Espera-se que o HarmonyOS 4 também amplie o suporte a outros dispositivos, como veículos elétricos inteligentes, segmento que tem sido importante para a Huawei nos últimos anos. Cerca de 700 milhões de dispositivos contam com o HarmonyOS,.
A Huawei vendeu um total de 14,3 milhões de smartphones na China no primeiro semestre de 2023, um aumento de quase 40% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ainda assim, a marca não foi capaz de lançar um novo smartphone 5G desde o final de 2020, e perdeu algumas atualizações em seus modelos de smartphones premium nos últimos anos. Espera-se que a empresa retome o lançamento de smartphones 5G até o final deste ano.