Ciência

Hubble revela sistema estelar triplo brilhando no espaço

Na imagem capturada pelo Hubble, a NASA descreve o sistema estelar triplo localizado a 550 anos-luz de distância da Terra
Imagem: NASA/Reprodução

Usando o Telescópio Espacial James Webb, cientistas revelaram uma imagem que mostra o sistema estelar triplo HP Tau, HP Tau G2 e HP Tau G3.

whatsapp invite banner

As T Tauri são estrelas jovens, e os cientistas estimam que elas tenham menos de dez milhões de anos. Isso é bem menos que o Sol, por exemplo, que tem 4,6 bilhões de anos.

Na imagem capturada pelo Hubble, a NASA descreve o trio de estrelas como “um geodo cósmico brilhante”. Os astrônomos costumam encontrar essas estrelas envoltas nas nuvens de gás e poeira pelas quais foram formadas.

HP Tau é conhecida como estrela T Tauri, espécie de estrela variável jovem que não começou a fusão nuclear, mas começou a evoluir para estrela movida a hidrogênio similar ao Sol.

A estrela está localizada a 550 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Touro.

“As estrelas T Tauri são conhecidas por terem flutuações periódicas e aleatórias no brilho. As variações aleatórias podem ser devidas à natureza caótica de uma estrela jovem em desenvolvimento”, disse a NASA.

Dessa forma, o Hubble estudou HP Tau como parte de uma investigação sobre discos protoplanetários, os discos de material em torno de estrelas que se aglutinam em planetas ao longo de milhões de anos.

IA ajuda a calcular idade das estrelas

Pesquisadores estão usando a tecnologia da inteligência artificial para descobrir a idade e outras informações sobre estrelas.

O algoritmo é uma versão em IA de um projeto chamado EAGLES, que significa Estimating Ages from Lithium Equivalent Widths (Estimando Idade a Partir de Larguras Equivalentes ao Lítio, em tradução livre do inglês).

Assim, o EAGLES usa a quantidade de lítio presente nas estrelas para determinar sua idade. Anteriormente, os pesquisadores faziam esse trabalho de forma manual, analisando os gráficos.

Com as pesquisas produzindo cada vez mais dados, essa tarefa tornou-se demorada e complexa. Então, os cientistas criaram uma IA para realizar o trabalho. Neste post, o Giz Brasil explicou como a tecnologia funciona.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas