Hyundai e Kia vão pagar US$ 200 milhões após desafio de roubo no TikTok
As fabricantes de veículos Hyundai e Kia fecharam um acordo legal em ações coletivas estimado em US$ 200 milhões, na quinta-feira (18), depois que um desafio do TikTok apontou manobras relativamente fáceis para roubar os carros dessas montadoras.
O acordo pode abranger até 9 milhões de proprietários de veículos. Pelo menos US$ 145 milhões serão distribuídos aos consumidores para cobrir as perdas.
Tudo começou quando o grupo autointitulado “Kia Boyz” começou a postar vídeos no TikTok e YouTube com instruções para contornar o sistema de segurança dos modelos da Kia e Hyundai de 2015 a 2019, como Kia Sportage, Tucson e Hyundai Santa Fe.
Os roubos seriam fáceis porque os veículos fabricados entre 2015 e 2019 não possuem imobilizadores eletrônicos que impedem que possíveis ladrões simplesmente arrombem o veículo e “ignorem” a ignição.
Sem a tecnologia – que existe em outros carros da mesma idade –, os indivíduos conseguiam ligar o carro com um mero cabo USB. Estima-se que pelo menos 9 milhões de veículos tenham saído da fábrica sem os imobilizadores antifurto.
Essa “falha” fez com que criadores do TikTok entrassem no “Desafio Kia”, que consistia em arrombar carros dessas marcas e levá-los embora para “provar” a ausência do sistema.
Não demorou muito para que criminosos se aproveitassem do desafio e tomassem esses modelos como alvo. Só nos EUA, milhares de carros foram roubados dessa forma em todo o país. Os crimes resultaram em 14 acidentes e oito mortes, segundo dados da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário.
Método alternativo para roubos
Depois do “desafio Kia”, criminosos também passaram a usar um “celular tijolão” para roubar carros. A prática, relatada pelo site Vrum, funciona com ladrões que usam um modelo Nokia 3310 para ligar veículos sem o uso da chave.
Vários vídeos também começaram a circular na internet, em especial no YouTube, mostrando como os ladrões usam o telefone para dar partida nos carros.
Em um deles, é possível ver um indivíduo que tenta ligar um Toyota RAV4 através do botão Engine Start Stop, sem a chave. Ao não conseguir, ele conecta o Nokia a um cabo USB, aperta algumas teclas e aproxima do botão de partida, ligando o carro.
Ele não consegue roubar o carro, mas isso mostra a facilidade (e rapidez) do processo – tudo não leva mais que dois minutos.
Segundo o site, o procedimento só é possível porque o Nokia 3310 não funciona como um celular, mas como um chip capaz de se conectar à rede CAN do veículo. Neste caso, o Nokia liga o carro através de um cabo USB comum e ativa uma função na tela do aparelho para permitir o acesso à rede.
O que se sabe é que o método Nokia é compatível com modelos Toyota e Lexus. Por enquanto, a prática é mais comum nos EUA e países da Europa.