Hyundai e Kia são obrigadas a atualizar segurança após onda de roubos por desafio do TikTok

O mais recente desafio viral do TikTok, “Kia Challenge”, causou onda de roubos em veículos Kia e Hyundai. Veja os detalhes das ocorrências
Hyundai e Kia são obrigadas a atualizar segurança após onda de roubos por desafio do TikTok
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

O TikTok cresceu tão rapidamente na Europa e América que essa popularidade tem ameaçado a hegemonia de YouTube e Instagram. Essas plataformas consagradas agora correm contra o tempo para se adequar aos novos padrões de consumo de conteúdo, e que foram emplacados pelo aplicativo da ByteDance.

whatsapp invite banner

Muitas trends e desafios se tornam virais a partir do TikTok e acabam até chegando a outras redes. Alguns conteúdos são inofensivos e engraçados, mas outros põem a vida de “tiktokers” em risco. Um exemplo dessas trends perigosas é o do “apagão” (blackout challenge), que incentiva jovens ao autosufocamento até desmaiar. Na Argentina, uma menina de 12 anos morreu após o desafio.

Novo desafio gera preocupação

Outro desafio, que acabou gerando uma onda de roubos de carro e já deixou mortos e feridos, está agora recebendo uma atenção especial de autoridades e empresas.

O desafio em questão em “Kia Challenge”, que consiste em pessoas que se autointitulam “Kia Boyz” ensinando a burlar o sistema de segurança de veículos de Kia e Hyundai fabricados entre 2016 e 2019 utilizando um cabo USB. A trend viral foi reproduzida por muitos jovens e, autoridades americanas afirmam que houveram catorze acidentes e oito mortes decorrentes do desafio.

Em um dos casos que mais chocaram, seis jovens se envolveram em um acidente após “roubarem” um veículo Kia em Buffalo, no estado de Nova York, EUA. Quatro acabaram morrendo na ocasião e dois ficaram feridos. De acordo com o departamento de polícia local, existem evidências que comprovam que todos os envolvidos estavam realizando a trend.

De acordo com o Washington Post, o pico de popularidade do desafio foi entre os meses de junho e agosto do ano passado e o modelo mais recorrente nas ocorrências foi o Kia Sportage, que também é comercializado no mercado brasileiro há vários anos.

Embora a trend esteja no ar há pelo menos oito meses, ambas as montadoras criaram um cronograma que vai disponibilizar a atualização de forma lenta e, que não parece ter a urgência que a situação precisa. Proprietários de modelos como Kona, Palisade e Santa Fe irão receber o update de segurança só a partir do mês de julho.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas