Tecnologia

IA da Microsoft mexe sozinha em ajustes do Windows em demonstração; assista

Microsoft quer que Copilot seja tão importante para o Windows quanto o menu Iniciar
Imagem: Microsoft/Divulgação

O Copilot é o novo chatbot da Microsoft baseado em inteligência artificial. Ele promete funcionar como um assistente pessoal em computadores Windows, mas ainda tem funções limitadas. Apesar disso, o Copilot foi capaz de ajustar configurações do sistema operacional de forma automática, baseando-se no perfil dos usuários, em uma sessão de demonstração realizada pela Dell.

whatsapp invite banner

Na demonstração da Dell, reportada pelo Gizmodo, o Copilot pode ser visto mudando configurações do Windows, sem interferência do usuário. Quando o computador é conectado a uma rede wi-fi pública de um aeroporto, o chatbot aplica os ajustes de segurança necessários na rede sem fio.

Assista, a seguir, ao trecho fornecido ao Gizmodo do Copiliot mexendo no Windows sozinho:

Copilot ajustando o Wi-Fi do Windows

Copilot ajustando o Wi-Fi do Windows em vídeo publicado pelo Gizmodo (Vídeo: Dell/Reprodução)

Em outra situação, ao dar a instrução ao chatbot de “deixar o computador mais rápido”, o Copilot aumenta a capacidade de processamento da máquina e ainda avisa que a bateria do notebook vai durar menos tempo, devido ao maior uso de energia.

Copilot ajustando o poder de processamento do WIndows

Copilot ajustando o poder de processamento do WIndows em vídeo publicado pelo Gizmodo (Vídeo: Dell/Reprodução)

Embora pareça impressionante, o Copilot como assistente inteligente do Windows ainda é somente um projeto em desenvolvimento. A demo apresentada pela Dell mostra o potencial da plataforma, mas ainda deve demorar para o chatbot poder ser testado pelo público geral.

Microsoft quer tornar Copilot o novo menu Iniciar

A Microsoft tem investido bastante tempo e dinheiro no Copilot, pois planeja tornar o chatbot um dos elementos principais do Windows. O atual diretor-executivo da empresa, Satya Nadella, disse em uma conversa com o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, que “o Copilot é como o menu Iniciar”.

“Ele [o Copilot] se torna o maestro de todas as experiências com aplicativos. Por exemplo, eu simplesmente vou lá e expresso minha intenção, e isso me leva até um aplicativo ou traz o aplicativo até mim. Então, o Copilot me ajuda a aprender, consultar e criar – e acho que isso muda completamente os hábitos dos usuários”.

Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft.

Será que um dia a Microsoft vai conseguir mudar os hábitos dos usuários a ponto de fazer com que seja mais fácil dar instruções a uma inteligência artificial do que buscar aplicativos no menu Iniciar?

Por enquanto, o Copilot tem como principal função ser um gerador de texto e imagens baseado nas plataformas GPT-4 e DALL.E 3, ambas da OpenAI. Ao enviar uma mensagem no chat da IA, é possível gerar respostas instantâneas para perguntas ou comentários e criar conteúdos.

Recentemente, a Microsoft lançou um aplicativo para celulares Android que permite utilizar o Copilot sem depender do Bing.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas