Tecnologia

IA do iStock gera imagens para uso comercial – mas ainda está aprendendo

Gerador IA do iStock é treinado somente com imagens presentes na biblioteca da Getty Images para gerar fotos comercialmente seguras
Imagem: iStock/Divulgação

O iStock lançou sua própria plataforma de geração de imagens por meio de inteligência artificial. Por meio do Gerador IA, qualquer pessoa pode criar ilustrações diversas por meio de comandos em palavras. O diferencial é que todas as fotos produzidas pela IA são comercialmente seguras e não infringem direitos autorais, nem propriedades intelectuais.

Giz Brasil testou o Gerador IA do iStock e conversou com o chefe de produto da Getty Images, Grant Farhall. O executivo explicou como a plataforma funciona e os motivos de entrar no mercado que já oferece ferramentas parecidas de IA, como o DALL.E, o Stable Diffusion e o Midjourney.

O que é o Gerador IA do iStock?

Página inicial do Gerador IA do iStock

Página inicial do Gerador IA do iStock (Imagem: Murilo Tunholi/Reprodução)

Disponível direto no site do iStock, o Gerador IA é um recurso que permite criar imagens por meio de inteligência artificial. As fotos produzidas pela ferramenta são comercialmente seguras, já que não conseguem reproduzir elementos protegidos por direitos autorais, como marcas registradas, personagens e celebridades.

Um dos diferenciais da IA generativa do iStock é o próprio treinamento da inteligência artificial. O motor Picasso, da NVIDIA, é alimentado somente com materiais selecionados e disponíveis na biblioteca criativa da Getty Images.

“É um modelo completamente limpo e sabemos absolutamente tudo o que está lá. Ele não inclui conteúdo editorial e, por isso, é seguro de usar. Não é possível usar o modelo para criar imagens de celebridades, de personagens registradas, nem de produtos de marca, porque nada disso está faz parte do treinamento da IA. Nossa biblioteca criativa não tem esses elementos, porque nossos clientes dependem dessa biblioteca criativa para usar recursos visuais de forma comercial”.

Grant Farhall, chefe de produto da Getty Images.

Como o Gerador IA do iStock funciona?

Prompt sendo executado no Gerador IA do iStock

Prompt sendo executado no Gerador IA do iStock (Imagem: Murilo Tunholi/Reprodução)

Assim como em outras plataformas de IA generativa, o Gerador IA funciona a partir de comandos de textos fornecidos pelos usuários. Basta digitar as características da imagem e aguardar o resultado. É possível, inclusive, inserir prompts negativos para indicar objetos que precisam ser excluídos das fotos.

Se o usuário tentar escrever um prompt que possa gerar uma imagem problemática, a própria plataforma vai impedir, segundo Farhall.

“Se você tentar escrever o prompt de um tênis de corrida da Nike, vamos bloquear a solicitação para que você entenda porque ela não funciona. Fazemos isso, pois é possível gerar esse tipo de material inseguro usando outras ferramentas. Queremos que nossos clientes entendam o que torna nossa plataforma diferente e o motivo pelo qual eles podem ou não fazer certas coisas”.

Grant Farhall, chefe de produto da Getty Images.

Cada prompt gasta um crédito e gera quatro opções de imagens, que podem ser baixadas sem limites na resolução mais baixa. Caso seja necessário fazer qualquer alteração nas fotos, desde proporção, até cores, ou baixar o arquivo em alta definição, é preciso gastar mais um créditos de geração.

As imagens geradas pela IA ficam disponíveis apenas para a pessoa que forneceu o prompt. Elas também são usadas para treinar o modelo de IA, mas não aparecem na biblioteca criativa para outras pessoas baixarem.

Vale mencionar o usuário que gerar imagens pela ferramenta não será dono delas. Em vez disso, o iStock concede uma licença para uso do conteúdo, que também protege o autor, caso terceiros tentem utilizar o material sem autorização.

Nossa experiência com o gerador

Giz Brasil testou o Gerador IA do iStock por alguns dias e gerou diversos prompts, desde os mais simples até os mais complexos. A plataforma responde rápido, mas os resultados tiveram qualidade bastante variável.

As melhores imagens envolveram elementos mais simples, como frutas e paisagens sem pessoas ou objetos. Já fotos com carros e bonecos, por exemplo, saíram com bastante deformações. Ao gerar ilustrações, a ferramenta ainda entendeu errado alguns prompts.

Logo abaixo, você confere alguns exemplos de imagens geradas na plataforma:

Por ainda estar aprendendo muita coisa, é comum a inteligência artificial não ser tão precisa. A da empresa é continuar investindo no produto para que as gerações se tornam cada vez melhor com o passar do tempo.

Farhall ainda nos contou, que, nas próximas semanas, o Gerador IA do iStock vai oferecer mais funções, como os recursos de “in painting” e “out painting”.

Por meio do “in painting”, usuários poderão selecionar parte da imagem gerada e aplicar mudanças somente naquele trecho. Já o “out painting” vai permitir expandir a área da foto para alterar as dimensões do arquivo.

IAs generativas nas eleições de 2024

As eleições presidenciais dos EUA acontecem no final de 2024, e as empresas de inteligência artificial já estão se posicionando. Recentemente, a OpenAI prometeu “evitar abusos, proporcionar transparência em conteúdos gerado por IA e melhorar o acesso a informações precisas sobre votações”.

Para o Grant, essa também é uma preocupação para a Getty Images. A empresa, aliás, é conhecida por fornecer conteúdos visuais verídicos e confiáveis, incluindo fotos e vídeos publicados por fotógrafos oficiais e parceiros.

“Fazemos parte dos indivíduos que pedem para haver mais atenção, mais regulamentação, mais ação nesta área. Assim, o público em geral pode ter mais consciência do que é real e do que não é. Essa linha ficará cada vez mais confusa. A responsabilidade disso tem que ser atribuída corretamente, e imagens geradas com IA devem ser claramente marcadas dessa forma”.

Grant Farhall, chefe de produto da Getty Images.

Se a ideia for publicar conteúdos sobre as eleições, Farhall recomenda continuar utilizando a biblioteca de fotos da plataforma, por ser um “fonte de autenticidade, qualidade e criatividade”.

Preços do Gerador IA do iStock

No momento, o Gerador IA do iStock oferece somente a opção de adquirir 100 gerações de imagens por R$ 74,99. Esse pacote deve ser adquirido à parte e não está incluso nas assinaturas recorrentes da plataforma.

Os créditos não expiram e não é possível pedir reembolso de créditos utilizados. Vale mencionar que todas as imagens geradas são cobertas pelo acordo de licenciamento padrão de US$ 10 mil do iStock, de acordo com a seção de perguntas frequentes da plataforma.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas