Tecnologia

IA é usada todos os dias por mais de 68% dos gamers no Brasil

Pesquisa Game Brasil de 2024 retrata perfil do gamer brasileiro, assim como hábitos de consumo e comportamentos; veja os destaques do estudo
Imagem: Unsplash/Reprodução

No Brasil, as ferramentas de IA (Inteligência Artificial) já estão presentes no cotidiano da maioria dos gamers. Segundo a PGB (Pesquisa Game Brasil) de 2024, mais de 68% dos jogadores usam algum modelo de IA no dia a dia, enquanto mais de 85% dos entrevistados dizem conhecer a tecnologia.

O estudo, que ficou disponível nesta semana, retrata como os jogos eletrônicos fazem parte não só do entretenimento, como também da socialização dos brasileiros. Além disso, a pesquisa detalha o perfil do gamer no Brasil, desde preferências, comportamentos e identidades.

Na 11ª edição, a PGB entrevistou 13.360 pessoas em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Dentre os participantes, 85,4% consideraram os jogos eletrônicos como uma das principais formas de diversão. Em comparação, o percentual era de 57,1%, em 2020.

Dados sobre consumo de jogos da Pesquisa Game Brasil 2024

Imagem: Go Gamers/Divulgação

A pesquisa ainda descobriu que 73,9% dos brasileiros têm hábito de jogar algum tipo de jogo digital. Esse número é maior do que o registrado no ano passado (70,1%) em 3,8 pontos percentuais.

O interesse dos brasileiros por jogos, aliás, é consistente. Desde 2018, a porcentagem de pessoas que jogam sempre ficou acima dos 66% — ou seja, os gamers são maioria no país, sejam casuais ou hardcore.

Pessoas negras e mulheres são maioria entre gamers no Brasil

A edição mais recente da PGB também mostrou que pessoas negras são maioria entre os jogadores — 52,3% na soma de pardos e pretos. Os jogadores que se identificam como brancos aparecem logo em seguir, com 44,6%.

Outro fato interessante é que mulheres voltaram a ser maioria entre gamers no Brasil, com 50,9%. No ano passado, os homens ocuparam a posição, com 53,8%. Porém, os jogos para celulares contribuíram para o aumento do público feminino.

Em idade, a maior parte dos gamers está na faixa de 20 a 39 anos. Segundo a PGB, as concentrações variam de acordo com as plataformas, sendo o computador com maior presença de jovens, e consoles e smartphones tendo perfil mais adulto.

Devido à popularidade dos jogos para celulares, o estudo registrou mais jogadores nas classes sociais mais baixas: 64,8%. Vale mencionar que os smartphones seguem como a plataforma favorita, com 48,8% de preferência. Os computadores e consoles aparecem na sequência, com 22,6% e 21,7%, respectivamente.

Perfil geral do gamer brasileiro, segundo a Pesquisa Game Brasil de 2024

Imagem: Go Gamers/Divulgação

Carlos Silva, sócio da Go Gamers — empresa responsável pela PGB —, analisou o perfil dos gamers conforme as plataformas preferidas de cada um deles e chegou à conclusão de que:

“Os jogadores de consoles tendem a buscar uma experiência mais social, valorizando a interação com comunidades online, além de terem um apego à nostalgia. Por outro lado, os jogadores de computador buscam uma experiência mais imersiva, têm preferência por grandes franquias, gostam de explorar uma variedade de jogos e se assumem como gamers. Por fim, os jogadores de dispositivos móveis valorizam a conveniência, a acessibilidade e preferem jogos mais casuais. Eles tendem a se engajar menos com a comunidade de jogadores”.

Carlos Silva, sócio da Go Gamers.

Gamers jogam desde a infância e já usam IA no dia a dia

A PGB também encontrou fatos interessantes sobre o comportamento dos jogadores. 70,2% dos entrevistados afirmaram jogar desde a infância. Além disso, dos pais entrevistados, 82,8% afirmam que seus filhos menores de 15 anos costumam ter acesso a jogos digitais.

Por fim, sobre o uso de inteligência artificial, a PGB analisou que a tecnologia faz parte do cotidiano dos jogadores. Segundo a pesquisa, 85,5% dos entrevistados conhecem IA, e 68,6% concordam que já utilizam no dia a dia.

Nos próximos dias, a PGB vai expandir os estudos e divulgar dados mais detalhados sobre o comportamento dos jogadores brasileiros, como o uso de modelos de IA. O documento completo está disponível em versões gratuitas e pagas no site oficial da Pesquisa Game Brasil.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas