A cantora Taylor Swift, eleita a “pessoa do ano da Time” em 2023 e recém-recordista da Billboard, teve sua imagem atrelada a um vídeo falso feito por inteligência artificial para enganar usuários do Facebook. O vídeo em questão dizia que ela estaria doando panelas da marca Le Creuset, segundo revelou o The New York Times.
No vídeo, a imagem criada de Taylor Swift e sua voz induz os swifties, seus fãs, a responderem uma pesquisa num link para ganhar os utensílios.
Segundo o jornal e a CBS News, o falso anúncio usou a IA para criar uma voz sintética da cantora e reproduzir sua aparência de forma sincronizada a partir de um software de aprendizado de máquina. Ou seja, uma “deepfake”.
A tecnologia faz com que Taylor apareça falando, com a voz gerada por IA, o seguinte texto:
“Ei, pessoal, é Taylor Swift aqui. Devido a um erro de embalagem, não podemos vender 3.000 conjuntos de panelas Le Creuset. Portanto, estou distribuindo gratuitamente aos meus fãs leais”, diz o vídeo com imagens falsas. O vídeo ainda mostra imagens de um forno holandês da Le Creuset.
A empresa Le Creuset afirmou ao The New York Times que não tinha nenhuma parceria com Taylor Swift para promoções ou brindes. Ela orientou aos consumidores não acessarem anúncios suspeitos — como esse.
A única ligação verdadeira e checada entre Taylor Swift e a marca de panelas foi a aparição dos utensílios no documentário “Miss Americana”, da Netflix, de 2020, onde uma imagem mostra o forno holandês da Le Creuset que a cantora possui.