Igrejas na Alemanha vão oferecer Wi-Fi grátis para tentar atrair jovens
Já faz pouco mais de 25 anos que o muro de Berlim caiu, porém aparentemente Deus não retornou à Alemanha Oriental. Igrejas protestantes, preocupadas com o declínio da popularidade do cristianismo, agora têm um plano. Conselhos espirituais não têm levado as pessoas às igrejas, porém conexões Wi-Fi grátis podem dar uma mãozinha.
>>>Quais religiões estão preparadas para aceitar a vida no espaço?
>>> Preces no celular: como as religiões usam apps móveis – e porque algumas se recusam a usá-los
Para comemorar o 500° aniversário da Reforma de Martinho Lutero, todas as igrejas protestantes da antiga Alemanha Oriental — começando com 200 em Berlim, e depois se expandindo para mais de 3.000 — vão oferecer conexão Wi-Fi gratuita. A esperança é que isso mostrará que as igrejas não são lugares apenas para sermões e sinos, mas “um local de encontro para comunicação”, como disse o porta-voz Christoph Heil. A Reforma Protestante não aconteceria sem a prensa de tipos móveis, que permitiu a difusão de ideias contrárias ao catolicismo, então por que a internet não poderia ajudar com algo parecido?
Isso é uma ideia bem legal. Os “Godspots”, como foram chamados, ajudarão a resolver um problema alemão em específico: a falta de redes Wi-Fi públicas, o que é bem estranho, dado que a Alemanha é um país desenvolvido. No país, há uma lei de proteção de propriedade intelectual que responsabiliza os provedores de rede por quaisquer atividades ilegais, como pirataria.
Como resultado dessa legislação, todo mundo tem medo de oferecer redes Wi-Fi livres, fazendo com que o país ficasse conhecido como o “deserto do Wi-Fi”. Embora a regra deva ser flexibilizada ainda neste ano, as igrejas estão promovendo a ação agora para mostrar quão modernas e úteis elas são. Se tudo ocorrer como planejado, as igrejas serão as maiores provedoras de Wi-Fi da Alemanha e, com certeza, devem levar algumas pessoas de volta à fé.
Foto do topo por Pixabay