Ilha estava no lugar errado do mapa há 85 anos
A ilha Henderson, localizada no Pacífico Sul, estava no local errado do mapa há 85 anos. Quem fez a observação foram patrulheiros da Marinha Real Britânica, que passaram pelo lugar com o objetivo de tornar as cartas de navegação ao redor dos Territórios Ultramarinos Britânicos mais precisas.
O grupo, que estava a bordo do navio patrulha HMS Spey, cruzou a localização do local mostrada em mapas com dados de radar. Assim, percebeu que a ilha estava 1,6 quilômetros mais ao sul do que está representada em cartas marítimas.
O primeiro registro cartográfico da ilha Henderson foi feito em 1937, a partir de fotografias aéreas. As novas observações sugerem que a aeronave que fez as imagens errou um pouco em seus cálculos.
A ilha Henderson é uma das quatro ilhas do arquipélago de Pitcairn. Ela possui 37,3 quilômetros quadrados e é conhecida por seu acúmulo de poluição. Ela fica no meio do Pacífico, sendo bombardeada por materiais plásticos trazido pelas correntes marítimas.
Há cerca de 40 milhões de pedaços de plástico hoje na ilha. Supõe-se que 270 novos detritos invadem a região a cada dia. A última vez que navios da Marinha Britânica passaram por lá foi em 2018, para estudar os efeitos do plástico nos oceanos.
Agora, o navio coletou amostras de água da região. O objetivo é estudar a salinidade, temperatura, pressão e outros fatores, captando dados sobre os efeitos das mudanças climáticas no arquipélago.