Um estudo publicado esta semana na revista Nature fez uma descoberta que está preocupando os cientistas: material do núcleo da Terra pode estar vazando em uma ilha no Canadá.
A pesquisa, centrada em antigos fluxos de lava da Ilha Baffin, no Norte do Canadá, revelou proporções significativamente elevadas de hélio-3, hélio-4 e outros elementos químicos incomuns nas rochas vulcânicas.
Os cientistas especulam que esses fluxos de lava podem ser provenientes diretamente do núcleo da Terra, indicando a existência de um mecanismo pelo qual a lava pode fluir para a superfície do planeta.
No entanto, como isso pode impactar a vida na Terra ainda não está claro. Segundo os pesquisadores, ainda são precisos outros estudos. Eles explicam ainda que o conhecimento atual sobre o núcleo terrestre é limitado e fragmentado.
Apesar dos resultados inesperados, os pesquisadores garantem que o vazamento atual não representa uma ameaça imediata. Mas reforçam que é crucial entender a extensão e a natureza desse fenômeno.
O estudo mostra a presença significativa especialmente de hélio-3, um gás raro e valioso, que se acredita ter origem datando do período do Big Bang.
A detecção desses níveis incomuns de hélio-3 nos fluxos de lava é especialmente interessante pois ele é um elemento abundante na superfície lunar e que pode servir como base para energia limpa para a Terra.
O que tem no núcleo da Terra?
No centro da Terra, há uma bola de metal sólido. Embora seja apenas uma pequena parcela do volume total do planeta, ela é responsável por seu campo magnético, sem o qual a Terra seria um lugar muito diferente.
Um outro estudo, também publicado na Nature, revelou que o núcleo interno da Terra não é a massa homogênea que os cientistas acreditavam que era. Como já se sabia, ele é composto principalmente de ferro e níquel, juntamente com alguns outros elementos.