Lembra-se do Illumiroom, aquele conceito fantástico de projetor da Microsoft que transforma a parede da sua sala de estar em uma continuação da TV durante os jogos? Se você já está planejando a sua sala com o Illumiroom, é melhor esperar um pouco: talvez ele não seja lançado. Pelo menos não agora.

Em uma entrevista ao AusGamers, o chefe de planejamento de produto do Xbox One, Albert Penello, explicou que o Illumiroom é “apenas pesquisa” e é possível que nunca passe disso. O motivo? O alto custo.

“É uma tecnologia muito, muito legal, mas, para um consumidor, exige projetores e outras coisas. É muito bacana se você está em um laboratório e tem o dinheiro da Microsoft e pode montar um laboratório fantástico, mas… nós pensamos nele, mas para um consumidor médio deve custar, provavelmente, milhares de dólares [para ser montado]”

Portanto, Penello acredita que a Microsoft não vai continuar com as pesquisas do Illumiroom para torná-lo um produto para o consumidor final. Ele acha que ele nunca deixará de ser um conceito. Um conceito fantástico, mas só um conceito.

O Illumiroom expande a experiência do que acontece na TV para as paredes da sua sala. Ele usa o Kinect e um projetor para reproduzir imagens nas paredes (e em qualquer coisa que estiver por perto). A sua sala se torna parte do cenário do jogo, com neve, explosões ou o que acontecer na tela. Mas, pelo jeito, vamos ter que esperar mais uns bons anos antes de ter essa experiência imersiva nos nossos jogos – isso, claro, se a Microsoft não abandonar de vez o conceito. [AusGamers via The Verge]