Não faz muito tempo que a Microsoft mostrou seus planos de transformar toda a sua sala de estar em uma enorme tela de TV. Agora, a Microsoft Research deu mais detalhes sobre como isso tudo vai funcionar, e parece que vai ficar sensacional.

O IllumiRoom vai ser uma pequena caixa de projeção colocada na sua mesa de centro virada para a TV. A partir daí, ele vai pegar todos os tipos de informações – desde ler o código-fonte do jogo ou entender o que você faz no controle – para mostrar diversos tipos de efeitos.

Para desenvolvedores, o IllumiRoom vai oferecer uma grande variedade de opções como mostrar o conteúdo em toda a tela e nas paredes; deixar apenas explosões e tiros irem além da TV, fazer com que objetos da tela caiam no chão da sua sala, adicionar efeitos abstratos, ou até combinações de todas essas coisas

O vídeo no topo do post explica algumas dessas possíveis utilizações. Um delas é em um jogo de corrida na neve: conforme você acelera, os flocos de neve caem mais rápido e mais inclinados (como se estivessem caindo em direção ao para-brisa do carro). E eles podem se acumular nos móveis da sua sala – a mesa da sua TV pode ficar cheia de luzes que lembram os flocos de neve.

Apesar de mais detalhes sobre como essa tecnologia vai ser usada tenham sido revelados, ela ainda é apenas um projeto dentro da Microsoft Research, e as informações que nos foram dadas ainda estão em níveis conceituais. Ainda assim, é uma forma bem legal de realidade virtual sem uso de óculos especial que pode se tornar sensacional nas mãos certas. Esperamos ver alguns protótipos em breve. [Microsoft IllumiRoom via The Verge]