_Espaço

Esta é a imagem mais profunda que já vimos da Nebulosa de Órion

Uma foto do coração da Nebulosa de Órion revela alguns segredos que não conhecíamos sobre ela.

Astrônomos que trabalham no Very Large Telescope, no deserto do Chile, capturaram a imagem mais profunda do coração da Nebulosa de Órion. Uau.

>>> Galáxia nunca antes vista é descoberta orbitando a Via Láctea
>>> Quatro raios laser vão criar as estrelas falsas mais potentes do mundo

Localizada a 1.350 anos-luz do Sol, a formação estelar da Nebulosa de Órion mede cerca de 24 anos luz de comprimento. Ela é visível a olho nu, aparecendo como uma mancha difusa na Espada de Órion. Como outras nebulosas, Órion é iluminada por muitas estrelas quentes que são geradas dentro dela, junto com as nuvens brilhantes de plasma que foram despidas de seus elétrons a partir da radiação ultravioleta.

Os cientistas usaram o instrumento infravermelho HAWK-1 montado no VLT para capturar essa imagem, mas o resultado foi mais do que uma simples foto incrível. O estudo mostrou diversos objetos de massa baixa, sugerindo que essa expansão estelar provavelmente forma mais objetos de massa baixa do que regiões de formação de estrelas.

Observações mostram que há mais objetos com o tamanho de planetas dentro dessa região do que o que se pensava. Os pesquisadores também encontraram cerca de dez vezes mais anãs marrons (objetos que borram a linha entre gigantes gasosos e estrelas) em comparação a outros estudos. Clique aqui para ver a imagem em resolução completa.

[Royal Astronomical Society]

Imagens: ESO/H

Sair da versão mobile