Na semana passada, a Microsoft começou a distribuir uma versão bem primitiva do Windows 8 para parceiros selecionados. Nesses últimos dias, screenshots mostraram como será o próximo Windows, e quais novas funções ele poderá ter quando for lançado, provavelmente no ano que vem.

Os screenshots revelam uma interface mais amigável a tablets: alguns programas, como o que parece ser o Internet Explorer 10, ganham uma interface chamada Immersive, claramente inspirada no Windows Phone 7. Mas parece que esta não será a interface padrão: imagino que ela exista para evitar personalizações das fabricantes que queiram lançar aparelhos touch com Windows 8.

Você ainda terá a interface clássica do Windows, com novidades: alguns programas, como o Windows Explorer, agora têm a interface Ribbon (mesma do Office). A área de trabalho continua basicamente a mesma, exceto por um botão no canto inferior direito: é o usuário ativo, e se espera que a Microsoft integre seu usuário a uma conta do Windows Live (computação na nuvem, sabe como é…). Ah sim, e a BSOD (tela azul da morte) parece que agora é preta! Se bem que não vejo BSOD há tanto tempo, que isso não importa muito…

Quanto às novas funções, ainda sabemos pouco, mas duas se destacam: o History Vault, que funcionaria de forma semelhante à Time Machine no Mac, com backups incrementais; e uma App Store para o Windows, com uma nova forma também de instalar apps, chamada AppX.

Apesar de as fontes serem confiáveis, nenhuma destas informações é confirmada nem é final, então diga nos comentários o que você gostaria de ver na próxima versão do Windows – nós já dissemos o que queremos ver. O Windows 8 deve ser lançado no ano que vem, se os rumores estiverem certos. Enquanto ele não chega, você pode clicar aqui (botão direito, Salvar Como) para baixar o novo papel de parede do Windows 8. [Within Windows 1 | 2 | 3, GeekSmack e I Started Something via Windows 8 Center]