As fotos e vídeos que estão surgindo da ilha Sumatra, na Indonésia, são absolutamente assustadores. Ninguém se feriu, mas a fumaça e as cinzas do vulcão Monte Sinabung que entrou em erupção nesta segunda-feira (19) são bem sinistras – é como assistir um tipo de monstro mítico tomando conta do céu.

• Assista esta GoPro ser quase destruída por lava
• Cientistas descobrem cerca de cem vulcões escondidos sob a camada de gelo antártico

 

O vulcão estava inativo por mais de 400 anos antes de entrar em erupção em 2010 e matar duas pessoas. Em 2014, uma nova erupção causou 16 mortes e, por fim, em 2016, sete pessoas perderam suas vidas para o Monte Sinabung. Ninguém ficou ferido nesta nova erupção.

Imagem: AP

De acordo com a revista Discover, a erupção desta semana foi sua maior explosão até agora – pelo menos verticalmente. Apesar disso, é improvável que vejamos quaisquer impactos no clima após o fenômeno.

De Erik Klemetti da Discover:

Mesmo com o tamanho relativo da erupção, não existem chances de causar impactos climáticos. As estimativas iniciais de enxofre liberado são muito baixas para causar efeitos na atmosfera e a altura da pluma não foi alta o suficiente para atingir a estratosfera. As estimativas atuais da pluma de cinzas estão entre 5 e 7 quilômetros, ou seja, entre 16 e 20 mil pés (abaixo das previsões iniciais de mais de 50 mil pés).

Temos até GIFs de como o vulcão é a partir do espaço.

 

Como noticia a Reuters, foram emitidos alertas de voo para o sul de Darwin, na ponta norte da Austrália. As cinzas estão cobrindo toda a visão, criando imagens surreais que parecem apropriadas para histórias míticas.

 

Sutopo Purwo Nugroho, um porta-voz da Agência de Desastres da Indonésia, está publicando imagens da ilha no Twitter, incluindo um punhado de rochas que caíram do céu e trechos cobertos de poeira vulcânica, como as plantas acima.

 

Se você estiver na área, saiba que as autoridades aconselharam as pessoas a permanecerem pelo menos sete quilômetros de distância do vulcão. Mantenha você e seus pares a salvo, amigos. O poder de um vulcão não é piada.

Imagem: AP

[Discover Magazine e Reuters]

Imagem do topo: AP