Nos idos de 2011, a Samsung apresentou ao mundo um tablet com uma tela sensacional: era o Galaxy Tab 7.7, primeiro a contar com um display Super AMOLED. Desde então, nunca mais vimos um tablet com essa mesma tecnologia (com exceção de um modelo da Toshiba). Felizmente, isso deve mudar em breve.

O SamMobile conseguiu imagens do que pode ser o Galaxy Tab S, um retorno da Samsung às telas AMOLED em tablets. Seriam duas versões: uma de 8,4 polegadas, e outra de 10,5″, ambos com resolução de 2560×1600 pixels. A tela pode não parecer muito impressionante, mas provavelmente a foto não faz jus ao display AMOLED – só usando para saber.

Por fora, o Tab S traz um design semelhante ao Galaxy S5: botão Multitarefa em vez de Menu na frente, e traseira repleta de pontos (em vez do couro falso visto na linha TabPro/NotePro). Mas há dois círculos brancos na traseira: seriam conectores proprietários para capas da Samsung.

tab-s-10.5-back

E segundo o SamMobile, o botão Home consegue ler suas digitais. Só espero que isso realmente funcione desta vez: o leitor do S5, “na melhor das hipóteses, é algo que requer muita prática; no pior cenário, é algo não-funcional”.

Por dentro, os dois tablets teriam processador Exynos 5420 de oito núcleos que funcionam simultaneamente, mais 3GB de RAM 32-bit. Também parece haver uma câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 2,1 MP, suporte a WiFi 802.11ac e blaster infravermelho.

O Galaxy Tab S rodaria Android 4.4.2 KitKat com Magazine UX, mas não se preocupe: esta não deve ser a interface padrão. Após pressão do Google, a interface “Metro” da Samsung ficou em segundo plano: no TabPro e NotePro, ela serve apenas para exibir notícias do Flipboard e atualizações de poucos apps – não é possível nem acrescentar ícones.

Ainda não há data para o Tab S ser lançado, mas imaginamos que ele poderia chegar em setembro, época em que a Samsung geralmente anuncia um novo Galaxy Note. [SamMobile]