Ciência

Imagens simulam impacto do aumento do nível do mar em cidades brasileiras

ONG Climate Central utilizou dados de uma pesquisa que fez projeções sobre o aumento do nível do mar; veja cenários do Rio, Santos e Recife
Imagens: Picturing Our Future/ Climate Central/ Reprodução

Poucos dias após um relatório do Human Climate Horizons sugerir que 5% das cidades de Santos e do Rio de Janeiro podem estar submersas até 2050, surge mais um alerta sobre o aumento do nível do mar pelas mudanças climáticas. A organização não governamental Climate Central divulgou imagens que simulam qual será o cenário se isso acontecer.

Como base, as simulações utilizam dados de uma pesquisa publicada na revista Environmental Research, que prevê o aumento do nível do mar caso a temperatura média do planeta suba 3ºC em relação aos níveis anteriores à Era Industrial. 

Em 2022, a temperatura média global ficou 1,15ºC acima da era pré-industrial. Contudo, 2023 está caminhando para ser o ano mais quente em 125 mil anos, o que pode aumentar essa média.

Entenda o contexto

A liberação de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano, causam o aquecimento da atmosfera da Terra. Como consequência, o derretimento de grandes geleiras e camadas de gelo nos pólos é acelerado. 

Quando derretem, se juntam às águas do oceano, aumentando o nível do mar. Isso é especialmente perigoso para regiões costeiras dos continentes, que podem ter partes inundadas, prejudicando a população residente e os ecossistemas presentes no local.

Dessa forma, além de colocar em risco a infraestrutura dessas cidades, o aumento do nível do mar também ameaça a biodiversidade e a subsistência de comunidades locais. Para mostrar a gravidade das inundações previstas, a ONG Climate Central gerou as imagens de simulação.

Veja como ficariam algumas cidades brasileiras

No Brasil, entre as cidades em maior risco estão Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Para ver as simulações de inundação em cidades do exterior, basta clicar aqui.

Rio de Janeiro

Recife

Salvador

Porto Alegre

Fortaleza

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas