Vimal Patel é um estudante de design industrial, e ficou cansado do método tradicional usado em quase toda impressora 3D no mercado. Por isso, ele decidiu criar uma impressora 3D a partir de uma pistola de cola quente e uma extrusora personalizada de Lego.

Patel diz que a ideia começou com um projeto da universidade, no qual ele tinha que projetar algo usando filamentos 3D biodegradáveis. O objetivo era explorar a monomaterialidade, isto é, a fabricação de produtos com um único material – um conceito que vem ganhando popularidade desde o advento da impressão 3D.

Um produto típico para consumidores pode conter espuma, plástico, adesivos e uma meia dúzia de outros materiais, todos vindos de diferentes partes do mundo. Por sua vez, os produtos constituídos por um único material geram menor emissão de carbono ao serem produzidos e são muito mais fáceis de reciclar.

O objetivo de Patel era reproduzir a funcionalidade dos produtos multimateriais, criando um monomaterial com “zonas de variação de rigidez”. Ele diz que isso é algo muito difícil de se fazer com uma impressora 3D padrão:

Ficou claro que a deposição camada por camada de material restringe o plano de flexibilidade a um único eixo, o que torna difícil criar formas complexas (como um capacete). A situação ideal seria fazer a extrusão de material ao longo de um caminho em vários eixos (isto é, com um braço robótico). Isso é muito difícil de modelar e programar, então eu procurei uma maneira mais simples.

Então, ele abandonou a impressora inteiramente, e usou blocos de Lego para criar uma peça que alimenta o filamento biodegradável de 3 milímetros através do bico de uma pistola de cola quente.

O produto que ele acabou projetando – um capacete que parece um ninho de pássaro – não é muito realista, mas Patel está mais animado com as possibilidades que sua nova ferramenta oferece.

Assim, para ajudar outros aspirantes a “desenhistas” 3D, ele divulgou um arquivo digital da extrusora Lego para que qualquer pessoa pode reproduzi-la – você pode conferi-lo neste link. [Vimal Patel via Hackaday]

Extrusora Lego

Imagens por Vimal Patel