Internacional

Índia bate recorde com mais de 2 milhões de lamparinas acesas em festival hindu; veja

A Índia tem quebrado anualmente o recorde do Guinness Book com o "festival das luzes" nos últimos seis anos
Imagem: Reprodução/Guinness

Uma celebração da festa hindu Diwali, na Índia, bateu, mais uma vez, um recorde do Guinness Book: o de maior exibição de lamparinas a óleo do mundo. Este ano, foram 2.223.676 lamparinas acesas expostas na véspera do “festival das luzes”, mais do que as 1.576.944 em 2022.

O Departamento de Turismo, o Governo de Uttar Pradesh, a Administração Distrital, a cidade de Ayodhya e a Universidade Dr. Rammanohar Lohia Avadh (Índia) reivindicaram o título, quebrado anualmente nos últimos seis anos.

Na comemoração do Diwali, hindus, siques e jainistas acendem lamparinas a óleo em suas casas e locais de culto para dar as boas-vindas ao feriado religioso. As luzes simbolizam a vitória espiritual da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal e do conhecimento sobre a ignorância.

Em 2023, as lamparinas a óleo, arredondadas de barro com pavio de algodão, foram adquiridas de artesãos e parcerias locais. Assista ao vídeo do Guinness World Records abaixo:

Como a Índia quebrou o recorde?

Mais de 25.000 voluntários da Universidade Dr. Rammanohar Lohia Avadh, incluindo professores, professores e o vice-chanceler, por exemplo, participaram a exposição. Outros participantes também ajudaram a enfileirar as lâmpadas. Às margens do rio, as lamparinas foram colocadas em grades individuais e, em seguida, juntas para formar a exposição.

Após o evento, grande parte das luzes foi distribuída à comunidade. Além disso, um aplicativo agora permite que outras pessoas encomendem as lamparinas para outros eventos culturais e religiosos.

Saiba por que a Índia vai mudar de nome nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas