Tecnologia

Instabilidade global atinge dispositivos Chromecast antigos; entenda

Google investiga razão das instabilidade e deve lançar correção em breve

Desde o último domingo (9), muitos usuários relatam que seus dispositivos Chromecast pararam de funcionar repentinamente. Além disso, os impactados pelo problema afirmam estar impossibilitados de acessar o aparelho através do aplicativo Google Home.

A instabilidade afeta usuários em vários países. Aparentemente, o problema começou nos servidores do Google. Algumas pessoas, mesmo seguindo as tradicionais instruções recomendadas para resolução de problemas, como reiniciar ou formatar o dispositivo, não conseguiram resolver a questão.

A falha afeta somente modelos mais antigos — o Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio — lançados originalmente pela big tech em 2015. Variantes mais modernas do aparelho não sofreram nenhum impacto.

O fato de modelos recentes não terem sido afetados levantou uma série de teorias sobre o Google estar descontinuando os dispositivos inadvertidamente. Contudo, não foi isso que aconteceu. Aparentemente, se trata de um bug nos servidores.

Ao tentar utilizar seus dispositivos, os usuários visualizavam a seguinte mensagem de erro: “Dispositivo não confiável: [identificação do do dispositivo] não pôde ser verificado. Isso pode ser causado por firmware desatualizado”.

Alguns usuários do Reddit conseguiram resolver o problema redefinindo seus Chromecasts. Posteriormente, eles alteraram manualmente as informações de data do smartphone para um período anterior a 9 de março. Após realizar está ação foi possível acessá-lo via app Google Home. No entanto, a empresa não recomenda esta ação.

O Google reconheceu o problema e afirmou que está investigando as causas desta instabilidade global. Porém, até o fechamento desta matéria, a big tech não corrigiu a falha.

Chromecast

O Chromecast é capaz de transformar um televisor comum em uma smart TV, oferecendo acesso à internet e aplicativos de streaming. O dongle fez bastante sucesso há alguns anos, quando o número de televisores inteligentes era baixo, especialmente em países emergentes. Porém, ele foi descontinuado pelo Google há alguns meses.

Por outro lado, a gigante das buscas agora aposta no TV streamer, uma versão mais moderna que conta com uma série de otimizações que melhoram a experiência geral dos usuários.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas