Ok, isso é um pouco constrangedor: o Instagram está apagando fotos enviadas para a rede social através de aplicativos de terceiros. Isso afeta especialmente os usuários do Windows Phone 8, que não apenas não têm como acessar oficialmente o serviço como agora também estão vendo as fotos enviadas através de algumas alternativas sumirem.

O Instance, uma das mais populares alternativas ao Instagram no sistema da Microsoft, está aparentemente bloqueado no serviço. Ele usa engenharia reversa para conseguir enviar as imagens para o Instagram – a API permite apenas visualizar as fotos, não fazer upload. Daniel Gary, desenvolvedor do app, disse que o Instagram está “detectando quando fotos não são enviadas pelo app oficial” e que ele já trabalha em uma solução para o caso.

Ao The Verge, um representante do Instagram confirmou algumas alterações recentes na API que devem ser a causa dos bloqueios. “Nós atualizamos os sistemas que usamos para combater spam para prevenir ataques futuros e aumentar a segurança.” Vale lembrar que nos últimos dias o Instagram sofreu um delicioso ataque de smoothies – no entanto, não está claro se a atualização da API tem alguma relação direta com a invasão de spam. Ao Gizmodo Brasil, a assessoria do Instagram no Brasil reiterou o comunicado feito ao The Verge, , e destacou que a mudança “não visa especificamente qualquer aplicativo ou plataforma em particular.”

A certeza é que a mudança na API afetou todos os apps que acessam o Instagram fora da API oficial. O 6tagram, também para Windows Phone, enfrenta as mesmas dificuldades para envio de fotos. E usuários dos serviços no WP relatam que tiveram todas as imagens enviadas recentemente simplesmente apagadas.

Não só isso: há quem diga que não consegue vincular a conta do recém-lançado Hipstamatic Oggl ao Instagram. O Oggl permite envio de fotos para o Instagram, mas tem suas limitações: não é possível criar uma conta nova a partir dele, e também não dá para visualizar as imagens, apenas enviar.

Apesar de todas as recentes tentativas da Nokia de atrair o Instagram para o Windows Phone 8, parece que a intenção do serviço de compartilhamento de fotos é jogar cada vez mais o WP para escanteio. O que é ruim para o Instagram – afinal, as fotos tiradas com o Nokia Lumia 1020 ficariam ainda melhores com todos aqueles filtros descolados. [The Verge]