O Instagram lançou um novo app chamado Boomerang, que serve para você criar (e compartilhar) pequenos vídeos sem som com apenas um segundo de duração.

Em resumo, o Boomerang pega uma série de fotografias tiradas rapidamente e junta como se fosse um pequeno vídeo de apenas um segundo que é tocado em loop. Mais ou menos como o Vine, mas com menos tempo e sem som.

boomerang

O Boomerang não é uma rede social, e sim uma ferramenta. Ele só cria esses vídeos e oferece algumas opções rápidas de compartilhamento (como o Facebook e Instagram). Mas o vídeo também fica salvo no dispositivo para ser compartilhado a qualquer momento e por onde o usuário quiser.

O app não é lá revolucionário. O iPhone 6s tem um recurso parecido: o Live Photos, que também junta diversas fotos para criar algo que lembra um GIF. O Google Photos também permite juntar várias fotos para criar animada. Então a diferença aqui é o pacote, que vem com a marca do Instagram para tentar atingir os usuários da rede social de fotos.

boomerang-instagram

O Instagram aos poucos vai se expandindo ao mesmo tempo que não mexe muito na sua essência: alguns recursos novos acabam sendo lançados como apps separados para que o Instagram não fique cheio de recursos que a maioria das pessoas não tem interesse em usar. Eles fizeram a mesma coisa com o Hyperlapse.

O Boomerang já pode ser baixado em versões para Android, na Google Play Store, e iOS, na App Store. [Instagram]