O Instagram lançou o Hyperlapse, um app super rápido e simples para ajudar na criação de vídeos timelapse no smartphone. É um excelente exemplar de simplicidade, permitindo que mesmo a pessoa que mais treme os braços consiga gravar vídeos suaves rapidamente.

Apps não costumam ser tão minimalistas como esse. Ele tem apenas duas telas para toda a sua experiência de uso. A primeira é a visualização de câmera, com nada além de um grande botão vermelho para gravar no centro. Pressione para iniciar sua viagem de vídeo.

Reprodução

Toda a interface de usuário do Hyperlapse

A tela mostrará quanto tempo você gravou, e a ideia é gravar grandes sequências de vídeo, muito mais do que você normalmente faria para mostrar aos seus amigos. Você pode gravar todo um pôr-do-sol, se quiser, contanto que tenha espaço suficiente no seu smartphone.

Quando terminar a gravação, o Hyperlapse o levará para outra interface super simples que permite escolher a velocidade de reprodução do vídeo. Você pode deixá-lo até 12 vezes mais rápido do que o original. A flexibilidade nesse departamento é essencial para a experiência, já que cada tipo de gravação exige uma velocidade de reprodução diferente para realmente funcionar. É como selecionar um filtro no Instagram – depende da sua sensibilidade.

A partir daí, é questão de enviar seu Hyperlapse para o rolo da câmera ou mandar diretamente para o Facebook ou Instagram, onde você pode adicionar filtros e dar aquele tratamento de formato quadrado conhecido. E é isso! Os vídeos resultantes são de baixíssima resolução, e só são aceitáveis quando vistos no smartphone. Mas essa é a ideia. Apps como esse são sobre compartilhamento, não qualidade de imagem.

O som não é gravado, o que faz sentido, mas seria legal ter a opção de adicionar uma trilha sonora. Por enquanto, você precisa importar o vídeo para um app diferente. Não há filtros integrados ao Hyperlapse; para isso, você precisa usar o Instagram.

O Hyperlapse é simples, mas tem potencial para estimular a criatividade de formas interessantes, mais ou menos como fez o Vine após seu lançamento. A experimentação vai acontecer para medir os limites do que os vídeos do Hyperlapse conseguem fazer. Mas mesmo em sua versão mais básica, o app oferece o que vídeos amadores precisam desesperadamente, que é uma forma fácil de fazer os vídeos ficarem bons. É ótimo não precisar se preocupar em mexer demais a câmera, e isso certamente vai melhorar muito a gravação de vídeos.

O Hyperlapse, por enquanto, está disponível apenas para iOS. Você pode baixá-lo na iTunes App Store.