O Instagram está experimentando um novo recurso, “Faça uma Pausa”, que encoraja os usuários a darem um tempo no uso da mídia social.

Em uma postagem  o CEO Adam Mosseri explicou que a novidade é um controle opcional, o que significa que o usuário terá que ativá-lo manualmente, para “receber notificações no aplicativo dentro de um intervalo de sua escolha”.

“O que estamos começando a testar esta semana no Instagram é algo que estou realmente entusiasmado. Chama-se “Faça uma pausa” e faz o que você pensa que faz. Se aceitar, isso o incentiva a dar uma parada no compartilhamento de vídeos e fotos,  depois de passar um certo tempo no aplicativo – 10, 20, 30 minutos.

Trabalhamos com especialistas terceirizados e obtivemos conselhos sobre quais dicas devem existir e como planejar uma pausa”

Se você rolar por mais tempo do que estabeleceu, as notificações irão perguntar gentilmente se é “Hora de uma pausa?” seguido por uma pequena sugestão que  ajudará o usuário a se concentrar em algo um pouco mais saudável.

Em uma foto que acompanhou o vídeo postado por Mosseri, uma tela hipotética do Instagram mostra que algumas das dicas “apoiadas por especialistas” que a plataforma planeja incluir para os usuários:

  • Respire profundamente;
  • Escreva o que você está pensando;
  • Ouça a sua música favorita; e
  • Faça algo em sua lista de tarefas.

O novo recurso surge em meio a um maior escrutínio do Congresso sobre as alegações de que o Instagram é prejudicial para adolescentes, com mulheres sendo as mais atingidas. De acordo com um relatório interno obtido pelo Wall Street Journal, “32%  das adolescentes disseram que quando se sentiam mal com seus corpos, o Instagram as fazia sentir-se pior”.

Assine a newsletter do Gizmodo

“As comparações no Instagram podem mudar a forma como mulheres jovens veem seu próprio corpo”, disseram os pesquisadores na apresentação de março de 2020 revisada pelo Journal.

De acordo com Mosseri, o novo recurso deve ser lançado inicialmente para alguns usuários do Instagram esta semana e, se for bem-sucedido, deverá ser divulgado em algum momento de dezembro.