Tecnologia

Instagram lança “mercado de criadores” no Brasil; saiba como funciona

Com a nova função, o Instagram espera facilitar o encontro entre criadores e marcas na criação de campanhas pagas e anúncios
Imagem: Azamat E/Unsplash/Reprodução

O Instagram estreou no Brasil, na última quarta-feira (21), a função de “mercado de criadores”. Com isso, a rede social espera facilitar conexões entre marcas e criadores em parcerias pagas ou publicidades.

O recurso funciona como um marketplace de criadores e, além do Brasil, agora está disponível também em mais sete países.

Os influenciadores podem destacar seus conteúdos na plataforma e indicar quais marcas e interesses são relevantes para suas audiências. É possível também criar um portfólio para mostrar trabalhos anteriores.

Dessa forma, as empresas conseguem encontrar com facilidade criadores que combinam com seus produtos e objetivos por meio de um algoritmo baseado em aprendizado de máquina. Os anunciantes também podem buscar perfis manualmente, aplicando filtros para aprimorar os resultados.

Interface do "mercado de criadores" do Instagram

“Mercado de criadores” do Instagram chegou ao Brasil (Imagem: Meta/Divulgação)

Em comunicado oficial, o Instagram afirmou que, nas próximas semanas, irá convidar tanto criadores quanto empresas a testarem o mercado no Brasil. Os influenciadores, aliás, podem ver as solicitações e conversas com marcas iniciadas no marketplace em uma nova seção chamada “mensagens de parceria”.

No app, os criadores ainda podem revisar os detalhes da campanha de marketing, como objetivos e informações da empresa. Assim que o acordo é fechado, o perfil pode começar a publicar conteúdos impulsionados pelos anunciantes.

Segundo o Instagram, o mercado de criadores ajuda não só marcas a encontrarem influenciadores ideais, como também usuários menores a serem descobertos por grandes empresas.

Instagram se iguala aos rivais com mercado de criadores

Visual do "mercado de criadores" do Instagram

“Mercado de criadores” do Instagram busca conectar influenciadores e empresas (Imagem: Meta/Divulgação)

Além do Brasil, a ferramenta ficou disponível no Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão e Índia. As marcas chinesas que focam na exportação de produtos também poderão se conectar com criadores de fora da China.

Desde 2022, a rede social tem testado o mercado de criadores nos Estados Unidos. A Meta desenvolveu o recurso, após saber que as marcas acham difícil encontrar os melhores criadores para campanhas específicas.

Com a atualização, o Instagram se iguala aos principais concorrentes no mundo das redes sociais. Outras plataformas, como Snapchat, YouTube e TikTok já ofereciam mercados de criadores há algum tempo.

Enquanto os criadores acessam a função por meio do aplicativo, empresas devem utilizar o Meta Business Suite para encontrar influenciadores.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas