Instagram lança “mercado de criadores” no Brasil; saiba como funciona
O Instagram estreou no Brasil, na última quarta-feira (21), a função de “mercado de criadores”. Com isso, a rede social espera facilitar conexões entre marcas e criadores em parcerias pagas ou publicidades.
O recurso funciona como um marketplace de criadores e, além do Brasil, agora está disponível também em mais sete países.
Os influenciadores podem destacar seus conteúdos na plataforma e indicar quais marcas e interesses são relevantes para suas audiências. É possível também criar um portfólio para mostrar trabalhos anteriores.
Dessa forma, as empresas conseguem encontrar com facilidade criadores que combinam com seus produtos e objetivos por meio de um algoritmo baseado em aprendizado de máquina. Os anunciantes também podem buscar perfis manualmente, aplicando filtros para aprimorar os resultados.
Em comunicado oficial, o Instagram afirmou que, nas próximas semanas, irá convidar tanto criadores quanto empresas a testarem o mercado no Brasil. Os influenciadores, aliás, podem ver as solicitações e conversas com marcas iniciadas no marketplace em uma nova seção chamada “mensagens de parceria”.
No app, os criadores ainda podem revisar os detalhes da campanha de marketing, como objetivos e informações da empresa. Assim que o acordo é fechado, o perfil pode começar a publicar conteúdos impulsionados pelos anunciantes.
Segundo o Instagram, o mercado de criadores ajuda não só marcas a encontrarem influenciadores ideais, como também usuários menores a serem descobertos por grandes empresas.
Instagram se iguala aos rivais com mercado de criadores
Além do Brasil, a ferramenta ficou disponível no Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão e Índia. As marcas chinesas que focam na exportação de produtos também poderão se conectar com criadores de fora da China.
Desde 2022, a rede social tem testado o mercado de criadores nos Estados Unidos. A Meta desenvolveu o recurso, após saber que as marcas acham difícil encontrar os melhores criadores para campanhas específicas.
Com a atualização, o Instagram se iguala aos principais concorrentes no mundo das redes sociais. Outras plataformas, como Snapchat, YouTube e TikTok já ofereciam mercados de criadores há algum tempo.
Enquanto os criadores acessam a função por meio do aplicativo, empresas devem utilizar o Meta Business Suite para encontrar influenciadores.