A Meta divulgou na última quinta-feira (15) que os perfis de criadores de conteúdo do Instagram ganharão um novo recurso chamado de Canais, que permite enviar mensagens para seus seguidores de uma única vez.
O anúncio foi feito no próprio canal de Mark Zuckerberg, cujo perfil fez parte da fase de testes iniciada em fevereiro deste ano. Até então, apenas algumas personalidades selecionadas contavam com o recurso.
O Canais é mais uma maneira dos criadores de conteúdo se conectarem aos seus fãs, permitindo divulgar conteúdos, como links e textos, como se estivesse na caixa de mensagem. A diferença é que apenas os donos dos Canais podem enviar mensagens e elas ficam públicas para todo mundo.
Em junho, a Meta anunciou que o WhatsApp também receberia um recurso de transmissão de mensagens chamado Canais. A novidade, que por enquanto está disponível apenas na Colômbia e em Singapura, permite que empresas enviem mensagens para usuários inscritos no canal. A ideia é que seja um ambiente seguro para entrar em contato com clientes e seguidores, já que os números de contato não ficam visíveis.
Além do Instagram, o recurso Canais deve chegar também ao Facebook e ao Messenger nos próximos meses, segundo o comunicado de Zuckerberg.
Como funciona o Canais no Instagram
Assim como os Canais no Telegram, o recurso Canais do Instagram é um espaço de mensagem unidirecional do dono da conta para sua base de seguidores. Nele, o criador de conteúdo pode enviar textos, vídeos, áudios e fotos, além de promover enquetes. Já os seguidores podem reagir e votar nas enquetes.
De acordo com a Meta, assim que o recurso é ativado na conta do criador, um link para se inscrever no canal é enviado para seus seguidores. A inscrição também poderá ser ativada na página do perfil ou por um sticker no Stories. O seguidor poderá sair do canal ou deixá-lo no mudo a qualquer momento, assim como controlar as notificações de novas mensagens.
Além disso, os donos dos canais poderão convidar pessoas e mesmo fãs para interagirem. Será possível, por exemplo, fazer entrevistas com especialistas ou conversas mais descontraídas. O próprio Zuckerberg anunciou a novidade em maio com um bate-papo em seu canal com Adam Mosseri, diretor do Instagram.
Em breve, a Meta deverá incluir mais opções de controle, como adicionar moderadores e incluir mensagens com prazo de validade. Além disso, também há planos de criar prévias de Stories para encorajar a inscrição no canal. O app ainda deve ganhar uma aba, onde será possível encontrar os canais com mais facilidade.