
Vazamento: Instagram terá IA que dá conselhos para usuários

Parece que o Instagram está trabalhando em uma nova ferramenta: um chatbot com inteligência artificial (IA). Segundo um vazamento, o recurso poderá dar conselhos aos usuários e permitir escolher entre 30 personalidades para bater papo.
As informações foram são de Alessandro Paluzzi, que publicou no Twitter um print da rede social com essa atualização. O desenvolvedor já acertou outras vezes com vazamentos sobre o Instagram e o BeReal, por exemplo.
#Instagram is working on bringing AI Agents (Bots 🤖) to your chats for a more fun and engaging experience 👀
ℹ️ AI Agents will be able to answer questions and give advice.
You'll be able to choose from 30 different personalities. pic.twitter.com/4eWLBbvs8w— Alessandro Paluzzi (@alex193a) June 5, 2023
A tela que vazou mostra que os chatbots podem responder a perguntas, oferecer conselhos e ajudar os usuários a escrever mensagens.
A Meta não divulgou oficialmente nenhuma informação sobre essa possível nova funcionalidade. No entanto, algumas declarações de Mark Zuckerberg sobre os planos da empresa no que se refere à IA deixam uma pulga atrás da orelha.
Em fevereiro, o empresário afirmou que a Meta estava “desenvolvendo personas de IA que podem ajudar as pessoas de várias maneiras” e que a empresa estava explorando como tornar esses bots acessíveis por meio de conversas de texto “como o bate-papo no WhatsApp e no Messenger”. O CEO da companhia fez o anúncio em uma publicação no Facebook.
Iniciativas da concorrência
O Snapchat, rival do Instagram, lançou o seu próprio chatbot de IA no início deste ano. Chamado “My AI”, o recurso é alimentado pelo ChatGPT da OpenAI. Sites como o Character.AI conquistaram o público ao permitir que os usuários treinem e falem com chatbots baseados em personagens de ficção populares.
Outro exemplo é o chatbot Bing, da Microsoft, lançado no início de 2023. A ferramenta gerou polêmica, deixando alguns usuários surpresos ou até mesmo perturbados com o estranho padrão de conversação do bot. Contudo, a principal dificuldade para as empresas é criar um bot que seja envolvente e divertido de conversar, mas que não ultrapasse o limite das interações ofensivas ou perigosas.