O Instagram irá limitar a visibilidade de propagandas sobre produtos de emagrecimento, dietas, procedimentos estéticos e afins para menores de 18 anos. Em alguns casos, a rede social poderá apagar a publicação.
Essa restrição irá valer para publicações que incentivem a compra ou estejam acompanhados de um preço para o produto. De acordo com um comunicado do Instagram, as publicações serão removidas completamente se “fizerem uma afirmação milagrosa sobre determinada dieta ou produto de perda de peso, e estiver ligada a uma oferta comercial como um código de desconto”.
O comunicado à imprensa aponta que as diretrizes e políticas de publicidade da rede social nunca permitiu a promoção desses produtos, mas influenciadores e celebridades começaram a recomendar cada vez mais esse tipo de coisa e, portanto, foi necessário ter regras mais claras.
Se a política funcionar como o prometido, até mesmo marcas renomadas que promoverem esse tipo de produto não serão visualizadas por menores de idade.
O Instagram quer ser “um lugar positivo para todos” e reduzir a pressão que os usuários podem sentir ao ficar em redes sociais, conforme disse a gerente de políticas públicas do Instagram, Emma Collins. Embora a ação tenha sido anunciada pelo Instagram, ela também irá valer no Facebook.
Um estudo feito pela Royal Society for Public Health em 2017 entitulado “#StatusOfMind” apontou que o Instagram é a pior plataforma de mídias sociais quando se trata de impactar a saúde mental de pessoas jovens.
[TNW, The Guardian]