Em outubro do ano passado, o Facebook havia anunciado que começaria a sinalizar em sua plataforma e no Instagram as postagens consideradas falsas. O objetivo seria combater a disseminação da fake news, principalmente diante da proximidade da eleição presidencial nos Estados Unidos.
No entanto, parece que a empresa tem exagerado um pouco na moderação e está censurando até mesmo imagens inofensivas que foram modificadas para fins artísticos.
Toby Harriman, um fotógrafo de San Francisco, relatou que estava navegando pelo seu feed no Instagram quando se deparou, pela primeira vez, com um aviso pop-up de “Informação Falsa”. Intrigado, ele clicou na opção para visualizar o post e descobriu que era apenas uma imagem de um homem em cima de montanhas coloridas.
Conforme o Instagram já havia explicado anteriormente, a classificação é feita a partir de uma combinação de feedbacks dos próprios usuários e de tecnologia que analisa esses conteúdos que serão, posteriormente, enviados a moderadores independentes e terceirizados. Caso eles determinem que a imagem é, de fato, falsa, o conteúdo ficará oculto por um alerta antes que o usuário possa visualizá-lo.
Com isso, artistas que costumam divulgar seu trabalho na rede social podem encontrar dificuldades em ganhar visibilidade, pois os conteúdos classificados como falsos são removidos da aba Explorar e das páginas de hashtag.