Tecnologia

Instagram: novo recurso mostra localização do usuário aos seguidores

Empresa diz que está desenvolvendo recurso com foco em segurança e privacidade

O Instagram está testando no Brasil uma nova funcionalidade que permite o compartilhamento da localização com seguidores. Apesar de muitos internautas demonstrarem preocupação com a nova ferramenta, a Meta afirma que o recurso foi desenvolvido com foco em segurança e privacidade.

A novidade ficou mais conhecida após tiktokers terem tido acesso à ferramenta e mostrarem seu funcionamento para sua base de fãs. Alguns criadores de conteúdo chegaram a afirmar que seria possível visualizar a localização exata de qualquer pessoa em tempo real, mas não é bem assim.

Conforme explicado pela Meta ao portal G1, a função vem desabilitada por padrão, o que significa que para ativar o compartilhamento da última posição, será necessária uma ativação 100% manual. No momento, o Instagram permite mostrar a localização para seguidores, amigos próximos ou ativar o modo invisível.

“Estamos desenvolvendo esse recurso com a segurança em mente, incluindo formas fáceis de controlar quem pode ver sua localização e ocultar locais específicos, como seu local de trabalho, e lembretes para que as pessoas compartilhem sua localização apenas com quem confiam”, afirmou a Meta em nota enviado ao G1.

A empresa ainda está fazendo testes bastante limitados, com um pequeno grupo de usuários. Aliás, a Meta tem adotado uma postura mais sigilosa e ainda não revelou nenhum detalhe sobre quando espera liberar a funcionalidade mais amplamente para toda sua base de usuários.

Meta atualiza sistema de controle parental

Recentemente, o Instagram anunciou as “Contas de Adolescente“. Ele é um ecossistema de ferramentas de controle parental, que inclui uma restrição para a realização de transmissões ao vivo a partir das próximas semanas. Para realizar lives, os menores precisarão ter autorização expressa dos pais.

A empresa ainda afirmou que o sistema — que já está em vigor no Instagram — também será disponibilizado no Facebook e Messenger. Assim, desta forma, a Meta quer melhorar a experiência dos adolescentes nas plataformas e trazer um pouco mais de tranquilidade para os responsáveis.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas