Ouço falar de QR Code desde o início da década de 2010, porém, com o advento de carteiras digitais e lives durante a pandemia com esses códigos, parece que em 2020 finalmente os códigos de resposta rápida, na tradução literal, pegaram. A mais nova rede a aderir ao QR Code é o Instagram, conforme anunciado nesta terça-feira (18).

Nas palavras do Instagram, o QR Code é uma forma fácil de indicar o perfil na rede social. Com ele, basta que alguém utilize sua câmera para poder adicionar ou visitar a conta de uma pessoa ou estabelecimento comercial. Também pode ser uma opção para colocar no cartão de visita: em vez de um endereço, é só ter o QR code impresso.

Para acessar o seu QR Code, acesse o seu perfil no app (onde você visualiza suas fotos), vá no menu hambúrguer (aquele que fica no lado direito superior que três linhas) e selecione Configurações. Lá aparecerá a opção Código QR, que mostrará o seu. Caso você queira imprimir, acesse o seu perfil na web via “instagram.com/nametag” e aparecerá a opção para baixar o código.

Esta aqui é a tag do Gizmodo Brasil no Instagram.

Para ler um QR Code, se você tem um smartphone atual, o próprio app de câmera reconhecerá o código e perguntará se você quer acessar o perfil. O Instagram diz ainda que ao abrir a câmera para fazer Stories e manter o visor focado no QR Code, ele já reconhece.

O movimento do Instagram parece estar em consonância com anúncios recentes de outras plataformas do Facebook. Há algumas semanas, por exemplo, falamos que o WhatsApp também ganharia uma função de QR Code, para facilitar adicionar as pessoas no app em vez de ficar ditando um monte de números. Não duvido que logo apareça QR Code no próprio Facebook.