Numa tacada só, o WhatsApp anunciou uma série de novidades para o aplicativo nesta quarta-feira (1º). Talvez as mais interessantes sejam a introdução de figurinhas animadas, de que falamos recentemente quando ainda estava sendo testado, e a adição de contatos por QR code, sem necessitar passar o número de telefone.

Segundo a empresa, as novidades serão disponibilizadas ao longo das próximas semanas por meio de atualizações. Em meu teste, só consegui ver a disponibilidade de figurinhas animadas — sendo mais preciso, havia um único pacote disponível para uso na galeria do próprio app.

Vamos começar pelas figurinhas animadas. Os usuários poderão baixar pacotes com elas para enviar para os seus contatos. Apesar de ser interessante, a coisa vai ficar melhor ainda quando for possível criar figurinhas animadas usando fotos dos próprios usuários. A mente humana, como sabemos, não tem limites para a zoeira.

Para facilitar o processo de adicionar contatos, o WhatsApp passará a disponibilizar um QR code. Dessa forma, a pessoa não vai precisar falar o número de telefone. Basta abrir o aplicativo, mostrar o código e permitir que a outra pessoa o escaneie. Infelizmente, esta opção deixa sem desculpas as pessoas que passam o telefone errado na balada.

Recursos novos do WhatsApp: figurinhas animadas, adição de contatos via QR Code, expansão de quadro durante chamada de vídeo e modo escuro

Aos poucos, o WhatsApp tem incluído o modo escuro em todas as plataformas possíveis. Primeiro, foi com o app, e agora a companhia expandirá a visualização para o app do WhatsApp para computador e no WhatsApp Web.

Para quem gosta de fazer chamadas em grupo, o WhatsApp aumentou o limite para até 8 pessoas durante este tempo de distanciamento social. Agora, será possível destacar uma pessoa durante a chamada, tocando e segurando o vídeo dela. Isso fará com que o “quadro” dela ocupe a tela inteira. Assim, se a conversa estiver uma bagunça, dá para manter o foco em alguém.

Por fim, usuários da plataforma KaiOS poderão compartilhar Status, que eu chamo carinhosamente de “Stories do WhatsApp”. Ainda que os aparelhos com este sistema sejam simples, eles contam com câmera. A opção é interessante mesmo para quem não quer postar nada pois possibilita que esses usuários também vejam os conteúdos postados pelos seus contatos.

[WhatsApp]