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Instagram, por favor, pare de tentar imitar o TikTok

Instagram quer barrar crescimento do TikTok e acaba abandonando seus pontos fortes, como a criação de comunidades e conteúdo.

Todos os dias, minha melhor amiga me manda um monte de Reels do Instagram: filhotinhos fofos, rotinas bizarras de skincare e outras coisas engraçadinhas. Só que eu já vi tudo. No TikTok. Eu não quero ser grossa, então não falo nada, até porque não é culpa dela: o Instagram está fazendo um grande esforço para se tornar uma cópia do TikTok.

O último recurso a ser copiado são os chamados Stories verticais. Sim, é exatamente isso. Em vez de passar por eles dando um toque do lado da tela, você arrasta para cima e para baixo, igual no TikTok. A novidade foi encontrada no código pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, que compartilhou a descoberta no Twitter. O Instagram confirmou ao TechCrunch que a mudança é um “protótipo inicial e não está sendo testada”.

Não é a primeira e provavelmente não será a última vez que o Instagram copia um concorrente. Ele roubou os Stories do Snapchat, e o Reels é uma imitação descarada do TikTok (e não importa o quanto eles tentem promover na aba Explorar, eu vou passar). Como o TikTok cresceu muito durante a quarentena, faz sentido que o Instagram esteja querendo fazer frente a ele.

A questão é que é totalmente desnecessário. O Instagram tem seus próprios encantos. É um bom lugar para documentar fotos, navegar por vários produtos e artigos de moda, ver fotos bonitas de literalmente qualquer coisa que você possa imaginar, conversar com amigos e encontrar fofocas ridículas de celebridades, se for o seu interesse. Claro, os feeds do Instagram costumam ter uma ótima curadoria, mas os Stories realmente fazem sentido nesse contexto. Você pode postar fotos, enquetes e vídeos mais toscos sem bagunçar seu feed principal — e se for alguma coisa muito vergonhosa, bem, eles desaparecem após 24 horas.

Esses são os pontos fortes do Instagram! O TikTok é diferente. Pessoalmente, eu entro lá quando estou cansada demais e só quero ver videozinhos bobos. É viciante, às vezes é meio maluco, e você nunca sabe o que vai encontrar na página Para Você. É junk food para o cérebro. Lógico, também não é uma rede perfeita: tem gente tentando bombar o Instagram falando de investimentos, cozinhando, fazendo exercícios — todo mundo com um link para a outra rede. Além de, claro, várias promoções de mentira.

Por quê? Porque é mais fácil construir uma comunidade no Instagram, por exemplo. Você pode escrever mais na legenda de um post. Os cozinheiros do TikTok costumam linkar seus Instagrams para divulgar receitas completas porque é difícil listar os ingredientes, explicar a técnica e dar as instruções em tão pouco tempo. Algumas pessoas usam o TikTok como uma espécie de teaser para conteúdo mais longo hospedado em outro site, seja o Instagram ou YouTube. Basicamente, o TikTok visa estimular seu apetite e enviá-lo a outro lugar.

Se o Instagram se tornar o TikTok 2.0, para onde eu devo ir?

É completamente desnecessário que ele se torne um clone de segunda categoria. O Reels está cheio de conteúdo reciclado do TikTok e não tem nada a ver com os pontos fortes do Instagram. O IGTV também é muito ruim — se eu quero ver alguma coisa mais aprofundada, eu vou para o YouTube.

Em novembro passado, o Instagram reorganizou sua interface para que os Reels e as Lojas fossem exibidos com mais destaque na tela inicial. Os Reels substituíram o atalho para criar posts e as Lojas substituíram a guia de atividades. Foi um redesenho confuso que mudou completamente a forma como as pessoas estavam acostumadas a usar o aplicativo — e muitas não ficaram nada satisfeitas.

Foi uma jogada claramente desesperada para enfiar o Reels goela abaixo, ao mesmo tempo que dificultava o acesso a tudo que as pessoas mais gostam no Instagram. A rede está perdendo de vista o que faz as pessoas entrarem nela. Se tem gente saindo do Instagram para ir para o TikTok, é porque o TikTok sabe jogar com seus pontos fortes.

É aquele velho clichê: seja você mesmo! Talvez seja isso que o Instagram precise ouvir. Ninguém quer mais um TikTok, sendo que o TikTok já existe. Pode parecer loucura, mas as duas plataformas podem coexistir. Afinal de contas, já basta o Facebook, que quer ser tudo ao mesmo tempo e é simplesmente horrível.

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