O Instagram está prestes a ficar um pouco diferente. A partir de hoje, a plataforma vai renovar sua tela inicial para dar ao Reels e ao recurso de compras um espaço cobiçado (e permanente!) na barra de navegação do aplicativo. Ao abrir o app hoje, você poderá notar o Reels substituindo o atalho para criar uma postagem e a nova seção de compras dedicada substituindo sua antiga guia de atividades.

Como disse o chefe do Instagram Adam Mosseri em uma publicação no blog da empresa, esta é a primeira vez que o app atualiza seu visual em muito tempo, e isso é algo importante para a companhia. Na verdade, a plataforma passou os últimos meses testando layouts semelhantes para usuários na Índia, Brasil e outros países onde o Reels — a versão do TikTok feita pelo Facebook — está supostamente bombando.

Colocar os Reels em destaque é certamente uma escolha interessante. Mosseri explicou que a empresa está “lançando a aba Reels para ser uma espécie de palco, um lugar onde as pessoas podem compartilhar sua criatividade com o mundo”.

“Este ano, com a pandemia e grande parte do mundo ficando em casa, vimos uma explosão de vídeos curtos e divertidos no Instagram”, acrescentou. “Também vimos uma quantidade incrível de compras online, com cada vez mais pessoas comprando online e jovens procurando seus criadores favoritos para recomendações sobre o que comprar.”

Ou, em outras palavras, independentemente de você estar confortável ou não com o Instagram se tornar algum tipo de canal de televendas para adolescentes, é claramente onde a plataforma vê crescimento futuro. E todos nós sabemos que o Instagram, como todas as propriedades do Facebook, valoriza o crescimento acima de quase tudo.