_Tecnologia

Instagram quer que você passe mais tempo usando o… Instagram

Antes, era possível limitar o uso da rede social a até 10 minutos por dia. Só que a perda de usuários do Facebook parece ter obrigado a Meta, que também controla o Instagram, a repensar esse tempo

Imagem: Pixabay/Reprodução

O tempo que usuários gastam rolando suas linhas do tempo estava preocupando o Instagram — como quem lê o Gizmodo Brasil viu por aqui. Tanto é que, desde 2018, a rede social possui ferramentas para limitar o tempo de permanência na plataforma, principalmente dos mais jovens. Só que esse tempo acabou de aumentar.

O Instagram removeu as opções de limite mínimo de 10 e 15 minutos que possuía antes. Com isso, o limite mínimo diário que os usuários podem definir foi alterado para 30 minutos.

Os usuários que estão com a última versão do aplicativo podem escolher entre 45 minutos, uma, duas ou três horas. Quem ainda usa a versão anterior do app e tentou optar por um dos limites de tempo que já foram removidos foram notificados que precisam escolher um novo horário.

Como destacam os portais TechCrunch e Engadget, a medida adotada pelo Instagram se dá em resposta à queda de usuários ativos diários no Facebook, que aconteceu em fevereiro, pela primeira vez na história. A perda de usuários também gerou um tombo recorde nas ações da Meta, que controla Facebook e Instagram. A a companhia perdeu aproximadamente 25% de todo o seu valor de mercado em apenas um dia.

O tráfego de usuários nas outras redes sociais da Meta permaneceu estável e sem grandes variações que pudessem gerar algum tipo de preocupação na companhia. Mas, é aquela história: melhor prevenir do que remediar.

Outro campo que fez a Meta ligar o sinal de alerta é a divisão Reality Labs, responsável pelo desenvolvimento do metaverso, que perdeu pouco mais de US$ 10 bilhões em 2021. Com toda a expectativa gerada pelas big techs em torno do metaverso, o faturamento da divisão até aumentou, mas o crescimento não superou o prejuízo dos últimos dois anos, que já ultrapassa os US$ 17 bilhões.

Nos próximos dias, é provável que vejamos novas medidas da Meta para tentar contornar os resultados financeiros ruins de 2021 — e aumentar a confiança do mercado em na companhia. Para isso, ter uma base fiel de usuários, e que gastam muito tempo nas suas redes sociais, é algo primordial.

Em nota enviada ao Gizmodo Brasil, a Meta afirmou que fez as alterações para evitar excesso de notificações das ferramentas de incentivo ao uso moderado da plataforma, o “limite de tempo diário” e o “faça uma pausa”. Confira a seguir a nota na íntegra:

Temos duas ferramentas de gerenciamento de tempo disponíveis no Instagram. O recurso ‘limite de tempo diário’ exibe uma notificação quando você atinge o seu limite diário pré-definido. Já a nossa mais nova ferramenta, ‘Faça uma Pausa’, mostra lembretes em tela cheia encorajando as pessoas a fazerem uma pausa no uso do aplicativo após determinado período de tempo navegando, incluindo intervalos de 10 minutos. Mudamos as opções de ‘limite de tempo diário’ para evitar o envio de múltiplas notificações às pessoas ao mesmo tempo

 

*Essa matéria foi atualizada às 10h12 de 24/02/2022

Sair da versão mobile