O Instagram colocou em prática esta terça-feira (16) novas diretrizes que visam limitar interações entre adultos e adolescentes menores de 18 anos para tornar o ambiente na rede social mais seguro. Agora, a plataforma vai exibir “avisos de segurança” aos jovens caso eles enviem Mensagens Diretas (Instagram Direct) para usuários mais velhos que tenham “demonstrado um comportamento potencialmente suspeito”.

Avisos serão exibidos para os mais jovens alertando sobre a possibilidade de atividade suspeita. Imagem: Instagram

De acordo com a companhia, além desses avisos, os adolescentes terão uma opção mais simplificada para denunciar ou bloquear adultos que enviam mensagens — em vez de fazer todo aquele caminho em entrar no perfil da pessoa e procurar a opção de bloqueio. Os avisos também lembrarão os jovens a “ter cuidado ao compartilhar fotos, vídeos ou informações com alguém que você não conhece”.

Os adultos também notarão diferenças caso queiram interagir com menores de idade. Embora não compartilhe detalhes de como funcionam esses sistemas de detecção, o Instagram afirma que, a partir de agora, adultos só poderão enviar mensagens a jovens com menos de 18 anos se forem seguidos por eles. E os usuários adolescentes vão aparecer bem menos na parte de perfis sugeridos para seguir enquanto os mais velhos estiverem navegando pelo app.

As medidas atingem principalmente o Instagram Direct (as famosas DMs) e também o Reels, aba para vídeos curtos. A parte que clona o TikTok também vai limitar o acesso de adultos a conteúdos produzidos por menores de idade.

Adultos não poderão enviar mensagens a menores de idade que não seguem eles. Imagem: Instagram

O Instagram ainda afirma que está desenvolvendo uma nova “tecnologia de inteligência artificial e aprendizado de máquina” para tentar detectar a idade da pessoa no momento em que ela cria um perfil na plataforma. Oficialmente, a idade mínima exigida para ingressar na rede social é 13 anos, mas a empresa sabe que muitas crianças e pré-adolescentes mentem a idade. Além disso, o Instagram vai incentivar que novos usuários adolescentes deixem seu perfil no modo privado, acessível apenas para quem segue.

As novas políticas serão disponibilizadas em alguns países até o final de março, porém o Instagram não especificou quais locais serão contemplados. Contudo, a empresa garantiu que a atualização será liberada para globalmente “em breve” para todos os usuários.

[Instagram, The Verge]