Enquanto a pandemia não é controlada, vários eventos continuam ganhando versões online, como entrevistas e conferências. O Instagram também está de olho nesse filão: a empresa anunciou esta segunda-feira (1º) um novo recurso chamado Salas ao Vivo, que permite que até quatro pessoas façam uma transmissão conjunta.

Até agora, as lives no Instagram só podiam ser feitas com mais uma conta convidada — a tela ficava dividida no horizontal. Agora, com o Salas ao Vivo, dá para dividir a tela com até outras três pessoas, em uma grade 2×2.

“Com a nova funcionalidade, criadores terão mais oportunidades de expandir seus alcances, promovendo talk shows e cocriando Ao Vivo com outros artistas e amigos, por exemplo”, diz o comunicado da empresa. A ferramenta também terá opções para quem quer ganhar dinheiro com esse tipo de conteúdo, como Badges para apoiadores e sinalização de parcerias pagas.

Criar uma sala é fácil. Na tela principal do aplicativo, arraste para o lado esquerdo, para acessar as mensagens, ou toque no ícone do aviãozinho de papel. Haverá uma aba Salas neste espaço. Toque nela e escolha a opção Criar sala. Aí, é só convidar até três convidados. Também dá para compartilhar o link da sua live em outras redes para alcançar seu público onde ele estiver.

Assine a newsletter do Gizmodo

A novidade do Instagram é mais uma para tentar levar conversas públicas para a internet. Recentemente, ouve muito falatório em torno do Clubhouse, uma rede social só de salas de bate-papo por áudio — só para variar, há relatos de que até o Facebook está tentando copiar o app. Outra novidade parecida é o Spaces, do Twitter, que também permite conversas por voz entre convidados.