Se você sofre de FOMO (sigla em inglês para “Fear of Missing Out”, ou o medo de não estar atualizado de tudo o que anda acontecendo), o Instagram pode ser uma grande dor de cabeça para você. Afinal, os algoritmos imprevisíveis da plataforma mostram conteúdos de forma aleatória, fazendo com que você perca algumas publicações ou acabe curtindo uma foto que foi postada há dois dias.

A boa notícia para os ansiosos é que a engenheira Jane Manchun Wong descobriu que o Instagram está testando um novo recurso que permite que os usuários visualizem as publicações em ordem cronológica.

Apesar de ainda não sabermos muitos detalhes sobre essa possível novidade, o tuíte de Wong mostra que a funcionalidade aparece como “Posts mais Recentes”. Ainda segundo ela, o recurso será disponibilizado como uma seção separada na plataforma em vez de uma espécie de filtro que permite que os usuários alterem a forma de visualização do feed.

Conforme apontado pelo The Next Web, o que o Instagram oferece hoje é uma mensagem informando que você já visualizou todo o conteúdo das últimas 48 horas em sua timeline, mas as publicações não aparecem em ordem cronológica e não há como saber se isso inclui realmente todo o conteúdo publicado ou apenas o que o algoritmo da plataforma apresentou pra você.

Se você já está no Instagram há um tempo, provavelmente se revoltou (ou celebrou) quando a rede social decidiu mudar a visualização em ordem cronológica pelos algoritmos aleatórios em 2016.

Na época, a empresa justificou a mudança afirmando que, em média, as pessoas viam apenas 30% do feed e a ideia era garantir que esses 30% fosse conteúdo publicado por perfis que realmente te interessam. Porém, parece que agora a plataforma quer reverter essa decisão e oferecer uma chance para os usuários decidirem por si próprios como preferem consumir os conteúdos.

[The Next Web]