Instagram lança recurso de tradução de textos em Stories para mais de 90 idiomas
O Instagram anunciou nesta quarta-feira (21) que a função Stories terá um recurso de tradução automática compatível com mais de 90 idiomas. Não é necessário baixar nenhum plug-in, nem acessar manualmente as configurações para habilitá-lo, pois trata-se de uma funcionalidade padrão da rede social. Segundo a empresa, o recurso está sendo liberado aos poucos para todos os usuários.
Funciona assim: ao abrir um Stories que tenha alguma palavra ou frase em um idioma estrangeiro do seu, você verá a opção “Ver tradução” logo abaixo do nome do usuário que fez a publicação, no canto superior esquerdo da tela. Ao tocar nesse botão, uma janela pop-up será exibida na parte inferior da tela, mostrando a frase no idioma original seguida pela tradução.
“Com a novidade, as pessoas poderão se conectar mais facilmente com amigos, familiares e criadores de todo o mundo e quebrar possíveis barreiras linguísticas com um único toque. Além disso, o recurso também facilita para criadores se aproximarem de audiências que falam outros idiomas e para que seu conteúdo seja compreendido por mais pessoas da comunidade global do Instagram”, diz a rede social em comunicado.
Lembrando que, por quanto, as traduções estão disponíveis apenas para texto, nas versões do aplicativo para Android e iOS. O Instagram comenta que não há suporte para áudio “no momento”, o que sugere que, futuramente, haverá uma opção compatível com o formato.
Legendas automáticas no Instagram
Em maio deste ano, os Stories ganharam a função de adicionar legendas automaticamente às falas dos usuários, mas em países de língua inglesa. Apesar das legendas não ficarem 100% sincronizadas, o visual é bem parecido a uma das opções usadas no sticker de legendas de músicas, com o texto aparecendo em caixa alta e na cor branca. Não é possível modificar o tipo da fonte, nem o tamanho.
Desde setembro de 2020, o IGTV, que agrupa vídeos mais longos do Instagram, já conta com um recurso para gerar legendas em tempo real. O texto é criado por inteligência artificial e foi lançado com o objetivo de tornar a aba do IGTV mais acessível, em especial ao público portador de alguma deficiência auditiva. Até agora, são 15 idiomas compatíveis, entre eles o português brasileiro.