Instagram vai virar um mercadão de venda de NFTs

Em breve, quem usa o Instagram poderá criar e vender NFTs dentro do app. Entrar de cabeça nos tokens digitais, afinal, é vital para que a Meta limite a ação de outras plataformas de NFTs no Metaverso
Instagram vai virar um mercadão de venda de NFTs

Como já era esperado, a Meta também pretende embarcar forte na onda dos NFTs. Em breve, os usuários do Instagram poderão exibir colecionáveis digitais na plataforma — inclusive com a possibilidade de criar novos itens para vender dentro do aplicativo. A informação é do site Engadget.

O anúncio foi feito pelo próprio Mark Zuckerberg durante o festival de cinema South by Southwest (SXSW). Entretanto, a novidade já vinha sendo ventilada desde o final do ano passado por Adam Mosseri, chefe do Instagram.

Detalhes de como os NFTs chegarão ao Instagram ainda não foram revelados, mas Zuckerberg afirmou que deve acontecer no curto prazo. “Eu não estou pronto para anunciar hoje exatamente o que vai sere. Mas, nos próximos meses, sendo possível trazer alguns de seus NFTs, espero que, com o tempo, seja possível também cunhar coisas nesse ambiente”, disse ele.

NTFs no Instagram

Vale lembrar que, em janeiro passado, o Financial Times já havia adiantado que a Meta tinha interesse em vender NFTs não apenas no Instagram, mas também no Facebook. Além disso, a funcionalidade seria suportada pela carteira de criptomoedas Novi, prometida há mais de dois anos pela empresa de Zuckerberg.

Além disso, entrar de vez no mercado de NFTs é um movimento que conversa com a ampliação do Metaverso. É uma forma de a empresa garantir que os usuários do mundo virtual possam comprar e vender produtos digitais exclusivos, antes que plataformas de terceiros ganhem maior relevância.

Ainda na SXSW, Zuckerberg — que costumava usar a mesma camiseta cinza todos os dias — revelou que a maior parte de suas compras são feitas nas plataformas da Meta. “Provavelmente a maioria das coisas que uso devo ter comprado através de um Instagram, ou lojas do Facebook ou anúncios”, disse ele.

Porém, nem tudo são flores

Segundo a OpenSea, mais de 80% dos NFTs cunhados em sua ferramenta gratuita são plagiados. Por isso, antes dos NFTs chegaram de fato ao Instagram, a Meta ainda terá que criar mecanismos para evitar o roubo digital de itens colecionáveis.

A empresa de Zuckerberg precisará desenvolver não apenas ferramentas de segurança contra roubos, mas também verificações de artes, canais de denúncias de itens furtados, além de uma política de remoção da plataforma de NFTs plagiados.

Segundo o site The Next Web, muita gente já está ganhando dinheiro roubando ou fazendo trabalhos inspirados em postagens antigas de artistas no Instagram.

Por isso, apesar de todo o hype em torno dos tokes não fungíveis, as plataformas ainda terão um longo caminho para evitar golpes e fraudes, ao mesmo tempo que garantem a segurança e privacidade dos usuários.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas