Instagram vira rival do WhatsApp em popularidade no Brasil

Pela primeira vez, o Instagram entrou, junto com o WhatsApp, na tela inicial de mais de 50% dos usuários de smartphone no Brasil
WhatsApp beta testa figurinhas geradas por IA; veja como funciona
Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash/Reprodução

O WhatsApp agora precisa conciliar o primeiro lugar em popularidade no Brasil com o Instagram. Segundo uma pesquisa do site Mobile Time, os dois são os únicos apps presentes em mais da metade dos smartphones brasileiros. 

Os dois aplicativos registraram crescimento no número de usuários no país ante a última edição do levantamento. Em seis meses, o WhatsApp subiu de 54% para 59% de presença nos dispositivos. Esse é o maior percentual já registrado nos oito anos do relatório. Contudo, o Instagram não fica muito atrás: o app da Meta deu um salto de 46% para 55%. 

Lançada na última segunda-feira (29), a pesquisa entrevistou 2.069 brasileiros com 16 anos ou mais, entre 12 e 24 de abril. O grau de confiança é de 95%.

A dupla WhatsApp e Instagram correspondem aos apps mais abertos por dia e no qual os usuários brasileiros passam mais tempo. Mas, quando se trata de sessões diárias, o WhatsApp lidera: 53% dos entrevistados disseram que abrem o app várias vezes ao longo do dia. O Instagram aparece em segundo lugar, com 21%. 

Ainda assim, o Instagram é o app onde os usuários perdem mais tempo: 36% disseram que “passam horas” do dia vendo os conteúdos da plataforma de fotos, enquanto 29% fazem o mesmo no WhatsApp. 

É possível que isso tenha a ver com as características dos apps. Como um aplicativo de mensagens, o WhatsApp oferece poucos recursos além das conversas individuais ou em grupo. Já o Instagram reserva fotos, vídeos e é o local com mais criadores de conteúdo da internet. 

Escolha um 

Mas, sem dúvida, o WhatsApp é o aplicativo mais popular e queridinho dos brasileiros. Ao questionar sobre a escolha de uma única rede social para o smartphone, 50% disseram que não abrem mão do “Zap”. O Instagram recebeu apenas 15% da preferência. 

Enquanto o WhatsApp consolida a presença no público do Brasil, outras redes registraram queda de popularidade: isso inclui o Twitter, LinkedIn e Facebook. Os números se referem ao volume de smartphones que têm o app instalado. Veja os números a seguir: 

  • Twitter: queda de 37% para 33% 
  • LinkedIn: de 35% para 31% 
  • Facebook: de 85% para 82% 

Apesar da queda, o Facebook ainda é a segunda rede social mais popular do Brasil, atrás do Instagram, que está em 91% dos smartphones. Veja quais são os apps mais acessados: 

  • WhatsApp: 59% 
  • Instagram: 55%
  • Facebook: 39% 
  • Nubank: 16% 
  • YouTube: 15% 
  • Telegram: 15% 
  • Uber: 14% 
  • iFood: 10% 
  • Spotify: 10% 
  • TikTok: 10% 

“TikTok e Kwai são fortes no público jovem e tendem a ocupar um espaço crescente no cenário móvel nacional”, estima o relatório. A tendência segue o apelo global do TikTok, que foi o app mais baixado do mundo em 2022

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas