Novidade: como editar e mudar mensagens no WhatsApp depois de enviadas

Nos próximos dias, todos os usuários do WhatsApp poderão editar mensagens em até 15 minutos após o seu envio. Saiba como fazer isso seguindo o passo a passo
Como editar e mudar mensagens de WhatsApp depois de enviadas
Imagem: WhatsApp/Reprodução

Em uma das atualizações mais significativas dos últimos tempos, os usuários do WhatsApp já podem editar mensagens depois de enviadas. Mark Zuckerberg, o diretor-executivo da Meta, anunciou a mudança na última segunda-feira (22). 

A edição, porém, só será possível nos primeiros 15 minutos após o envio. Além disso, os textos ganharão o selo de “editado”. Algo parecido já acontece no Telegram, exceto pelo fato de que a modificação pode acontecer até dois dias depois do recebimento da mensagem. O Discord também dispõe do recurso.

Em comunicado no blog do WhatsApp, a Meta confirmou que o recurso ficará disponível para todos os usuários nas próximas semanas. O novo recurso só funcionará em aplicativos atualizados. 

Como mudar mensagens no WhatsApp

Para editar mensagens já enviadas no WhatsApp, siga o passo a passo: 

  1. Escolha a mensagem que deseja editar
  2. Segure o dedo sobre o conteúdo enviado
  3. No topo da tela, clique no ícone “Editar” 
  4. Reescreva ou corrija a mensagem.

Mas atenção: só é possível realizar a ação nos 15 minutos seguintes ao envio da mensagem. A partir disso, a opção será desabilitada. 

Na dúvida, apague 

Se o seu app ainda não atualizou, também é possível apagar as mensagens que já chegaram ao destinatário. Essa função está disponível desde 2017, e funciona em até dois dias depois do envio do texto. 

Depois disso, a única opção é “apagar para mim” – ou seja, o texto continua errado para quem recebeu, mas deixa de existir no app de quem enviou. Para deletar, basta segurar o dedo sobre o conteúdo e clicar no ícone da lixeira, no topo da tela. 

Ao optar por “apagar para todos”, o texto será deletado e, no lugar, ficará a mensagem “Esta mensagem foi apagada”. 

Atualize o app 

O WhatsApp vai liberar o novo recurso a todos os usuários de forma gradativa, o que significa que nem todo mundo terá acesso tão cedo. Mas, se você tem pressa, uma boa saída é atualizar o app. 

Isso não significa necessariamente que as mudanças vão aparecer mais rápido, mas sim que o dispositivo tem a versão mais recente. Dessa forma, ele estará apto a receber novos recursos à medida que o WhatsApp recebe novas atualizações. 

Para atualizar o WhatsApp, acesse a App Store (Apple) ou Play Store (Android) e busque pelo aplicativo. Ali, clique em “Atualizar” e aguarde o download. Se em vez de “Atualizar” houver a mensagem “Abrir”, é sinal de que o app já está na versão mais recente. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas